11/09/15

Vamos falar sobre friendzone

Snape e Lily: se apaixonar pela amiga pode acontecer. Ser escroto não! 

"Menos um soldado".

Geralmente é assim que uma tirinha, matéria, ou o que quer que seja que faça referência a amizade entre um homem e uma mulher, é comentada na internet. A tal friendzone é famosa: muitos "soldados" (por soldados, entenda homens que quiseram pegar suas amigas e não conseguiram porque elas só os viam como amigos) foram atingidos durante a tal guerra (e por guerra, entenda, a conquista da amiga ou, sendo mais direta e sem meias palavras, a tentativa de comer a amiga). 

Agora vamos conversar sobre como esse conceito de friendzone é ridículo? Vamos. Senta aqui que a tia Mih vai conversar com vocês! Principalmente com vocês, carinhas que saem postando diariamente mil porcarias que ofendem gratuitamente as mulheres.

Quando uma mulher é amiga de um homem, ela consegue SIM ver ele apenas como amigo. Eu tenho muitos amigos heterossexuais e bonitos, bem bonitos, e nunca, nunca quis pegar um deles. Embora com 17 anos eu tenha me apaixonado pelo bff da época, eu nunca pensei que ele "me devesse algo" e que, se eu não o conquistasse, teria sido atingida. Aí está a primeira diferença. Também tenho certeza de que esses meus amigos heterossexuais, bonitos, inteligentes e educados não acham que eu deva alguma coisa à eles. Eles apreciam minha companhia, minhas ideias, minhas piadas independentemente de terem chance de desenvolver um relacionamento ou não. De pensar em algo do tipo, ou não. Isso, manos, chama-se amizade. Da mais pura e simplificada forma.

Mas nem sempre foi assim. Já tive, sim, amigos que me odiaram depois de um tempo porque eu não atendi uma espécie de expectativa que eu havia, sem querer, criado neles. E eu, definitivamente, estou bem longe de ser a única. É possível identificar ao menos três situações nesse cenário tão deprimente. E como estou didática, vou enumerá-los e explicá-los para vocês com perguntinhas que têm como objetivo promover uma microreflexão. Vamos ler? Vamos!

1: Por que o conceito de friendzone é machista e prepotente?

Se você for mulher, já respondeu. Se você é o migo que recebeu esse post com muito amor da sua amiga que não suporta ouvir que você é um soldado ferido, prestenção. O conceito de friendzone é machista porque sinaliza que o homem é amigo da mulher esperando algo em troca. E por algo, entenda: sexo. Na lógica dos carinhas que acreditam em friendzone, oferecer uma carona não é ser gente boa: é um sinal luminoso de quer transar. Pagar uma cerveja no rolê, não é fazer "a vez", mas dar uma indireta de que quer pegar a amiga. Consolar quando o namorado da mana é um escroto e termina com ela, não é ser humano, é regar a plantinha. 

Vocês conseguem perceber o quanto isso é grave? Até arrisco dizer que é assustador! Entendem que enquanto a mulher enxerga tudo isso como amizade, o homem enxerga como oportunidade e o simples ato de não corresponder as intenções sexuais transformam a mulher como vagabunda oportunista? Pois é. É por isso que friendzone means machismo. Sim.

2: Amizade entre homem e mulher só existe se ela não for atraente pra ele?

Ou seja, para esses homenzinhos, a mulher só é amiga se ele a considerar feia, porque se for bonita, voltamos ao item anterior. Você também está com vontade de enfiar os dedos nos olhos até tocar seu crânio? Sim, eu também.

3: Se ela não quis tornar a amizade em algo a mais, o problema é ela?

Existem casos em que a menina até percebe que o carinha está interessado nela, mas a recíproca não é nadinha verdadeira. A mina gosta do cara como amigo e quer, sim, manter sua amizade. Ao fazer isso, o que, na visão dele, acontece? Está dando esperanças. A partir do momento em que a mina arruma um cara que atenda ao que ela procura em um homem e passa a ter um relacionamento com ele, o que acontece??? Ela é uma vadia, aproveitadora, (insira todas as ofensas citadas acima aqui). O problema nunca, nunca é o carinha gente boa. Será mesmo? Sinceramente, caras, ás vezes, nem existe um problema. Só não rolou, sabe? Da mesma forma que vocês já tiveram, sim, uma amiga que foi afim de vocês e vocês chutaram sem nenhum remorso.

Perguntinha final: Vale a pena investir em piadinhas e não ter amizades por, simplesmente, não conseguir ser maduro o suficiente para separar as coisas? 


Essa eu nem preciso dar a resposta. É só você pensar dois segundos. Amizade existe sim, gente. Existe sem interesse, existe sem tensão sexual. Existe pela troca de ideias, pelos risos, pelos brindes e pelas experiências compartilhadas. Aproveitem as pessoas que cruzam seus caminhos. Esperem apenas bons momentos, boas conversas. E caras, quanto mais cedo vocês entenderem que a mulher não deve absolutamente nada, nadinha, pra vocês, menos frustrados vocês serão. E consequentemente, mais felizes. As mulheres não serão aproveitadoras e vocês, definitivamente, não serão soldados feridos.

• 
Quero aproveitar e agradecer pelo fato dos meus amigos serem lindos, maravilhosos e eu não ter tido nenhum tipo de problema com eles nunca na vida! Esse texto foi dedicado a um conhecido. Migo, fique bem porque a vida pode ser leve e ter muito amor, tá? 

Curtiu o post? Então mostre seu amor e compartilhe! ♥
Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!
Twitter // Facebook // Instagram // Grupo do Blog // Snap: mihbroccoli

Um comentário:

  1. essa merda tá tão enraizada e é tão foda que muitas vezes a própria mulher se pega pensando: será que eu de brecha? será que eu fui má por deixar ele pensar isso? MEUDEUS. eu já me peguei pensando disso tantas vezes que me dá até câimbras. lembro que eu tinha uma amigo que sempre saia comigo e com a minha irmã e uma vez ele tentou ficar comigo e minha reação foi muito: wtf? ele riu todo sem jeito e disse: achei que você queria. MIGO NÃO CONFUNDA AS COISAS PFVR. graças ele entendeu numa boa, a gente riu daquilo e continuou a amizade numa nice. só que rolou o pensamento sabe? cê ela tá aqui comigo é porque tá afim. porque né, homem amigo de mulher só se... NÃO. apenas parem omis.

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.