23/08/15

Guia para blogueiros iniciantes #1 - Por que criar um blog?

Foto: Shutterstock

Gente, sumi quase uma semana, né? Isso porque era pra ser BEDA... E pior: estou voltando com conteúdo chupinhado. Mas logo menos explico o porquê dessa ausência toda (embora as desculpas continuem as mesmas, como muito trabalho, pouco tempo e etc). Como falei nesse post aqui, desenvolvi um projetinho com dicas para blogueiros iniciantes. O segundo capítulo ainda não sei e, então, decidi reproduzir o primeiro aqui no blog, além do e-mail que estou enviando na medida  em que for produzindo. Espero que ajude e que colocá-lo aqui no blog não sirva apenas para tirar a poeira da página, mas principalmente, para clarear alguma ideia por aí. 

Nesse primeiro capítulo nós vamos conversar. Sim, você e eu vamos falar sobre a importância de ter um blog. Vamos, sim, falar sobre a reaaaaaal importância (e não só credibilidade, fama, jabás e outras coisas que parecem ser super atraentes).

Afinal, por que criar um blog?

Vou te dar, pelo menos, três razões (que não envolvem dinheiro diretamente) que vão te mostrar a importância dessa ferramenta.

1- Você pode compartilhar seu ponto de vista sobre qualquer assunto

Para que comprar brigas no Facebook, se você pode expressar todo o seu ponto de vista, ideologia e etc no seu blog? Ali, só vão comentar pessoas que realmente querem discutir (e não só vencer uma discussão assistida, como ocorre com o Facebook) e o debate será muito mais saudável. Em seu blog você poderá falar da forma que quiser sobre qualquer assunto – e o mais legal: vai encontrar pessoas que, sim, pensam como você.

2- Você pode treinar a sua escrita

Seja você da comunicação ou não, escrever bem é importantíssimo, afinal, é preciso dominar o próprio idioma em qualquer área, não é mesmo? Com o blog você pode treinar sua escrita e até sua redação – e o mais legal: falando apenas sobre temas que você gosta e domina, o que deixa o exercício ainda mais prazeroso. Comece a escrever seus textos com um mais de cuidado e seja mais crítico. Depois de uns meses, volte nos primeiros e compare. A escrita evolui, mesmo que você não perceba.

3- Ele pode servir de portfólio

Você manda muito em artes em feltro? Faz uma maquiagem como ninguém? É o mestre da TI? Então mostre isso ao mundo pelo seu blog! Seu blog pode abrir muitas portas, principalmente de trabalho! Empregadores enxergam blogs, hoje em dia, como verdadeiros projetos. Ali eles podem ver seu comprometimento e domínio sobre um assunto. Que tal fazer seu blog ser rentável, primeiramente, por você mesmo?

Cases de sucesso

Exemplos de blogs que “deram certo” nós temos aos montes, mas apenas os que envolvem glamour, viagens, maquiagens, etc, certo? Certo. Pois hoje vou apresentar para vocês alguns blogs que se destacaram pelo conteúdo e, hoje, também têm prestígio e credibilidade na internet – além de ter reservado ótimas oportunidades para suas autoras.

Bramare, Bia Lombardi
O blog da Bia Lombardi tem de tudo: de ebook motivacional até tutorial de como usar o Snapchat. Os textos dela são deliciosos de ler e são realmente informativos. O Bramare também concentra um conteúdo sobre cabelo, maquiagem e outras feminices, mas o grande destaque está em sua abordagem. Confira!

Ambiente Vistoriado, Emanuella Maria
Os textos da Emanuella fazem com que você passe a enxergar o mundo de outra forma – e digo mais: o seu próprio mundo. Hoje Emanuella vive nos EUA e é coach. Com seu blog, ela apresenta seu trabalho, disponibiliza ebooks para autoconhecimento e, também, divulga seu outro projeto (o workshop Rock Your Life, com parceria da Bia) que pode ser adquirido por um preço simbólico.

Don’t Touch My Moleskine, Daniela Arrais
Dani é sócia da Contente e seu blog foi um dos pontapés que a levaram a criação desse lindo projeto que, hoje, é seu trabalho. O DTMM é um blog cheio de inspirações, bem “old school” e com textos deliciosos. É um blog que, involuntariamente, inspira e aguça nossa criatividade.

Depois dos Quinze, Bruna Vieira
Não poderia não citar a Bruna. A blogueira fez do DD15 um negócio rentabilíssimo – e foi criativa. Fez do seu cantinho sua própria revista e, com isso, inspirou milhares de outras blogueiras que querem o mesmo que ela. Não é impossível, mas é importante lembrar que a Bruna foi original. Hoje, além do blog, Bruna é colunista na Capricho e já tem três livros publicados.

E então? Convenci você sobre as importâncias de ter – e manter – um blog?

Curtiu o post? Então mostre seu amor e compartilhe! ♥
Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!

4 comentários:

  1. Oi, Mih! Super curti o post!!! Meu blog tem pouco mais de um ano e é bem pessoal.
    Tô entendendo aos poucos o que vem a ser blogagem estilo "old school" e tô achando mega interessante! Suas dicas são super válidas, obrigada! Super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho bem bacana quando vejo blogs compartilhando dicas pra quem tá começando - ou com vontade de começar. Super bem colocadas essas razões pra ter um cantinho na web. <3

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente preciso dizer amo o seu blog, e não é de hoje... Apesar de só hoje ter criado coragem para vir comentar dizendo isso. Criei um blog a algum tempo para compartilhar coisas que eu gosto, mas principalmente escrever, escrever muito -Rsrs- Beijos

    E agora, Súh?

    ResponderExcluir
  4. Me convencestes! Amei teu blog! Abra'cos

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.