20/07/15

5 coisas que eu não gosto em um blog

5 coisas que eu não gosto em alguns blogs
Foto: Shutterstock

Oi gente! Confesso que estou passando por (mais um) bloqueio criativo com o blog, então, pode ocorrer de ficarmos uns diazinhos sem post. Mas é compreensível, né? Aliás, sempre que tenho esses bloqueios, tenho períodos mega criativos, então, vamos enxergar as coisas com uma pitada de otimismo, né? haha. Bom, o post de hoje é sobre a blogosfera (yay!) e me inspirei em três blogs que gosto muito e que fizeram posts similares: o da Paula, o da Bessie e o da Fernanda. São opiniões pessoais, ou seja, coisas que nós não gostamos, mas que não são unanimidade nem nada. São apenas toques que podem melhorar seus blogs e deixar seus cantinhos ainda mais maravilhosos. Quero deixar claro que citei coisas gerais, então, não, esse post não é uma espécie de indireta e nem nada do tipo. A vida de todo mundo anda corrida demais para dedicarmos uma atualização inteirinha no blog para pessoas específicas, não é mesmo? Sendo assim, vamos às 5 coisas que eu, Michele, não gosto em alguns blogs. 

1- Falta de padronização estética nos posts

Imagens alinhadas e padronizadas são grandes atrativos para qualquer blog. Acho que essa padronização chama mais atenção do que o layout, afinal, o layout é topo e o conteúdo é grande lance. Se as imagens são desalinhadas e as fontes não seguem um padrão, nos deixa a impressão de que aquele conteúdo é bagunçado e, consequentemente, tira meu interesse. Aposte na limpeza do seu blog e use, no máximo, dois tipos de fontes diferentes no post/layout e use sempre imagens do mesmo tamanho. Uma dica para quem usa o Blogger é clicar sempre no "Muito Grande" quando postar uma foto. 

2- Leia mais

O leia mais é uma ótima ferramenta se o foco for números. Ele aumenta as pageviews e diminui a taxa de rejeição do blog, porém, é um saco e acaba afastando alguns leitores. Eu me incluo. Hoje em dia o leitor passa cada vez menos tempo no blog e, se tem o leia mais, ele se sente "obrigado" a clicar, abrir outra aba e, assim, torna a leitura "cansativa". São raríssimos os casos em que clico no leio mais, embora ache ele esteticamente bem bonito.

3- Conteúdo fraco e falta de foco

E por falar em conteúdo, conteúdo fraco não me pega. As fotos podem ser maravilhosas, mas se o texto não me envolve, não adianta. Hoje em dia muitos blogs falam da mesma coisa e isso é um problemão. Eu tenho os meus blogs favoritos e sempre os leio porque têm conteúdos bons, cuidados com postagens e um real comprometimento com o leitor, ou seja, não são meia dúzia de palavras que estão apenas tirando a poeira do espaço. São as palavras e ideias do autor. Outra coisa que me desanima um pouco é a falta de foco que vem, justamente, desse conteúdo mais "relapso". Sabe quando um blog fala de absolutamente tudo? De look do dia a artigo científico? Então. Por um lado eu gosto, afinal, aqui no meu blog também reúno absolutamente tudo o que gosto, mas em outros, fico confusa. Acho que gosto de blogs pessoais que realmente têm a ver com o autor, mesmo que tenha essa variedade tão grande. Porém, quando o autor não coloca sua personalidade e mistura todos os assuntos sem nenhuma profundidade, aí não rola. 

4- Títulos confusos

Eu estou falando sobre título quando eu mesma tenho uma dificuldade enorme com eles! Sério, título é a coisa mais difícil que existe, e falo isso também como jornalista! É um mártir conseguir ficar feliz com um título, mas ele é tão importante quanto o texto final, afinal, é ele quem vai chamar a atenção e trazer o leitor. Alguns blogs deixam os títulos muito confusos ou muito vagos, e isso pode ser ruim (até em termos de SEO, viu colegas?). Que tal dedicar um pouco mais de cuidado com o nome do seu post? 

5- Falta de pessoalidade 

Comentei nesse post aqui sobre o quanto a blogosfera está voltando a ser pessoal. Por isso, a falta de pessoalidade me incomoda muito. Se for pra ler textos secos, leio portais. Se leio blogs, é porque gosto do autor, do seu jeitinho e da sua escolha de palavras. Existem blogs pessoais tão lindos e que amo tanto que, inclusive, ainda essa semana (se Deus quiser) eu solto um post com os mais lindos da atualidade. Enfim. Falta de pessoalidade também me incomoda em alguns blogs. 

E pra vocês? O que não gostam em um blog? Inclusive, se tiverem alguma crítica ao MOBIC, tipo "A Michele não sossega com o layout", ou "a Michele acha que tá falando com os mano dela", são muito bem vindas e serão muito bem aceitas (mentira, primeiro vou desejar que quebre uma perna, mas ai vou absorver e receber bem! hahaha).

Beijos e até a próxima! 

Curtiu o post? Então mostre seu amor e compartilhe! ♥
Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!

15 comentários:

  1. Curti o post Mi. Eu tento manter um padrão nos meus posts e fotos justamente por não gostar da "bagunça", é muito ruim entrar num blog onde as fotos são pequenas e desalinhadas '-'
    E o conteúdo eu mudei um pouco, antes falava bastante sobre beleza, e agora ele está mais pessoal, espero não estar sendo confusa hahaha
    Você realmente não sossega com o layout e eu fico muito "brava", mas é porque sempre são lindos e eu não consigo fazer lindos iguais aos seus :P hunf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA ai que linda. Então isso quer dizer que você me perdoa <3 hahaha
      Mas realmente, Isa! Eu também dei uma mudança nos assuntos abordados e também estou nessa pegada pessoal. Você tá curtindo? Beijo!

      Excluir
  2. Concordo com todas essas coisas que faltou, principalmente a 1. Falta de um padrão acaba deixando nossa cabeça meio bugada, né? Eu mesma me incomodo demais com imagens em tamanhos diferentes, acho que a largura precisa ser sempre a mesma pra respeitar um alinhamento ou fica um negócio bem fuen, hahahaha.

    Adorei esse lay e a opção de escolher o fundo, ficou lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, falta de padrão em tamanho de imagem me desanima tanto... :( fica tudo bagunçado, né?

      E que bom que gostou! To numa relação de amor e ódio com ele, mas se você gostou, já fico feliz!

      Beijo!

      Excluir
  3. Criei meu blog esse ano, e é meio que estranho pois eu tenho uma sensação de que todo mundo já escreveu sobre exatamente tudo que existe: sentimentos, amores, receitas de bolo, indiretas, Masterchef, gifs da Gretchen, etc. Acho o seu blog maravilhoso e super tem a sua cara, e é bom lembrar que esse seu post vai pra listinha dos meus post (do blog) que eu mais amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Migo, gifs da Gretchen nunca serão demais, ok? E por favor, me mande todos! HAIUHEIHEIAHEAIUHEIEHIUAHEIUEH

      Que lindo! Que bom que gosta do blog e que curtiu o post! Fico muito feliz <3

      Excluir
  4. quando entro em um blog pela primeira vez a primeira coisa que acaba pesando é a estética. se for bagunçado demais não consigo me focar mesmo. mas já aconteceu muito de curtir um blog, esteticamente falando, e no fim do post pensar ~wtf o que essa pessoa dia. sensação de tempo perdido :( agora, esse lance do título, putz. sofro horrores tentando achar algo que eu curte e que o leitor não fique sem entender o que tá acontecendo HAHA sofrência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Título é foda, né? Nossa, as vezes eu amo meu post, mas estrago no título AUHEUIHEIHEAIEHAIUHEI é complicado! Na maioria das vezes, só eu entendo (e acaba indo assim mesmo UAIEHIAUEH)

      Excluir
  5. Hoje em dia na blogosfera, infelizmente, as pessoas postam por dinheiro e não por amor. Essa é a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Caio :( mas estou tentando nadar contra a corrente e, pelo que acompanho em seu blog, você também. Acho que esse movimento vai mudar e estamos do lado certo (seja lá o que certo queira dizer).

      Excluir
  6. Concordo com tudo que você falou, Mi. Todo mundo entrou na onda de criar o blog só por criar e não tem a menor noção de estética ou conteúdo. Resultado: um blog com o layout nada atraente e todo desorganizado e ficar perguntando o tempo todo "o que vocês gostariam de ver no blog?". Acho que a ideia central do blog é falar do que você gosta, do seu jeitinho e principalmente sobre assuntos que temos domínio. No final do post sempre pergunto o que acharam do conteúdo, mas não pergunto o que falar, o blog é meu e vou me expressar da maneira que mais combinar comigo. Mesmo meu blog sendo um bebê (6 meses) tomo sempre muito cuidado pra não cometer esses erros que afastam tantos leitores. A minha diversão é ser eu mesma e isso funciona :) O post está excelente, beijos!

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ju! Seu blog é novo, mas você já tem todo o feeling do que é ter um blog mesmo! Estou indo conhecer seu cantinho agora! <3

      Excluir
  7. Adorei <3 <3 <3 adoro posts assim e acho que ajudam muito. O leia mais me incomoda muito e quem usa defende de uma maneira absurda, como se a pessoa fosse preguiçosa de ler o conteúdo. No geral (com poucas exceções) o conteúdo depois do leia mais NUNCA vale a pena o suficiente o clique adicional. Teve um blog que visitei esses dias que o leia mais aparecia até na pagina do post, aí tinha que clicar pra abrir mesmo já clicando no leia mais rs. Já padronização dos posts é algo tão complicado, eu mesma não me achei ainda, mas quando vejo um blog com um padrão bonito, mas que não perde a graça, morro de amores <3 <3 O seu é um deles! Adoro suas montagens e tudo mais :)

    E também não sossego com o layout, daqui a pouco vou criar um usuário pra postagens e sem permissão pra mexer no código pq se não cada dia mexo numa coisa hahahaha

    Beijão <3

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa que me incomoda BASTANTE é quando o blog não funciona para celular, seja o layout ou o sistema mesmo. Tem um bug no blogspot que quando vou comentar em algum blog, o comentário simplesmente não vai. É muito chato isso.

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa que me incomoda BASTANTE é quando o blog não funciona para celular, seja o layout ou o sistema mesmo. Tem um bug no blogspot que quando vou comentar em algum blog, o comentário simplesmente não vai. É muito chato isso.

    Bjus

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.