05/04/15

As tendências dos layouts com o passar dos anos


Já falei trezentas e oitenta mil vezes aqui que sou bem velhinha quando assunto é blog. Justamente por isso, já vi as mais diversificadas tendências no que vem a ser a roupinha de nosso blog. Uma discussão no Rotaroots a respeito de cópias, inspirações e coisas do tipo me deu a ideia de fazer esse post com um tiquinho de nostalgia, mas um pouco informativo para novos blogueiros que, ás vezes, podem se sentir "copiando uma tendência", quando, na verdade, pode ser apenas inspiração. 

Gosto de associar a tendência dos layouts a roupas. A moda nos dita uma tendência e, por vezes, acatamos e usamos. Quem nunca torceu o nariz para um top cropped e, meses depois, não passou a usar feliz da vida? (oie!). Pois é, a mesma coisa acontece com os layouts. E se você é novo nesse universo, vou te mostrar o que você perdeu nesses anos - a partir, é claro, da minha entrada no mundo dos blogs. 

2003 - os layouts simples feitos com wallpaper
O primeiro layout da minha vida
Nessa época os layouts eram bem simples, geralmente, com um wallpaper 800x600 de algo que você gostasse muito. O meu primeiro layout da vida inteira foi um by BruMaximus das PowerPuff Girls. Sdds, weblogger. 
Referências da época: BruMaximus e ByMarina. 

2004/2005 - os layouts bevelados
Fiz esse layout para um antigo ~~layout shop~~ que eu tinha
Essa foi a primeira tendência de verdade. Não sabemos qual foi o primeiro layout bevelado da blogosfera, mas foi uma tendência fortíssima. Todo layout era bevelado e, de preferência, em candy colors e ilustrados com Lindsay Lohans e Hilary Duffs. Sério, todo mundo usava layout bevelado. Se você não tinha um bevelado, seu blog não era cool o suficiente. E talvez, nem fosse aceito nos ~~condomínios e contests~~ hahaha. 
Referências da época: Malu SandySpears e Evelyn's Place.

2006 - os layouts "brushados"
Douguinho sempre sendo muso nos meus layouts
Chuck Bass nos layouts pode? Pode sim!
Na época o JustLia tinha uns brushes exclusivos que todo mundo podia baixar e aí começou mais uma tendência. Todo layout tinha brushes - quanto mais, melhor - e texturas beeeeeem carregadas. Alguma boneca pixelada ilustrava e a tipografia da época era preenchida com gradiente. Adeus bevel and boss, olá gradient!
Referências: Drikoti

2007 - as colagens

Esse tinha colagem E TINHA FLOR

Essa foi, definitivamente, a época das colagens. Todo mundo fazia um mexidão com todas as coisas que gostava, colocava uns "clips e post-its" baixados no ShelbyPrincess e pronto! O blog era uma agenda adolescente linda  e maravilhosa. Eu sempre colocava meus boys ingleses no meu hohoho. Referências: não lembro de nenhuma em específico. Ajudem?

2008 - minimalistas/pixelados
Dessa época, só consegui achar um que usei em 2010 :(
Esse foi o auge dos layouts minimalistas, com uma header curtinha e, de preferência, com alguma pattern do ColorsLovers. O foco já deixava de ser o layout e era totalmente focado no conteúdo. Essa foi a época em que aprendemos a importância de uma boa paleta de cores. Também não me lembro de nenhuma referência da época, mas ao ver a foto ilustrativa, vocês vão lembrar.
Referência: JustLia

2009/2010 - menos é mais (mesmo)

Nesses anos, o que mais tinha eram layouts brancos e com a logo do blog. Só isso. Um css minimalista impecável e pronto. O foco total eram os posts. Eu adorei muito essa época e coincidiu de ser o boom dos pattern galaxy no Twitter. Então, claro que o meu blog teria as duas coisas. 

2011/2012 - a volta dos layouts carregados

E aí os layouts voltaram a ter várias cores, várias tipografias e um milhão de sidebar. Nessa época os blogs já eram veículos rentáveis, então, caixinhas para anúncios começaram a pipocar. Eu me lembro muito da super mudança do ByMarina e do JustLia. 

2013 - aquarela

TODO BLOG EM 2013 TINHA AQUARELA. Inclusive o MOBIC. O combo aquarela + ilustração era sucesso e todo blog tinha. Os tons pastel também reinavam. Não me lembro, também, quem teve o primeiro layout com aquarela na blogosfera, mas pipocou bonito. Referências: todos feitos pela CorSeletiva. 

2014 - flores 

Essa tendência eu acho que veio da Adri, do Pequenina Vanilla. Depois que ela saiu na Capricho como um dos layouts mais bonitos de toda a blogosfera atual, todo layout tem flor. Inclusive o meu. As flores são, geralmente, "coladas" e acompanha um layout mais delicado. No meu caso, é um mexidão de flores com coisas que gosto. Uma coisa meio 2007 modernizada. 

2015 - um pouco de tudo e de tudo um pouco

Hoje eu vejo todas as referências citadas, menos os bevalados e pixelados (sdds sdds). Por isso, não consigo determinar uma tendência. Mas deixo aqui a minha lista de layouts mais lindos atualmente e convido você a me dizer quais são os layouts mais lindos na sua opinião. 

Espero que com isso eu tenha colaborado para o fim de uma discussão sobre "cópias e etc" que está rolando por aqui. Referências sempre existem, gente. Pode ser ruim ter um trabalho 100% copiado (eu fico puta quando vejo um post, ou até mesmo quando uma pessoa vai atrás de cada anunciante do meu blog propondo coisas pra ele - já aconteceu, viu?), mas acusar de copiar uma tendência não rola. E esse post tá aqui pra isso. ♥ 

Espero que tenham curtido. E mais paz no rolê, galere! :)

Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!
Twitter  ♥ Facebook ♥ Instagram ♥ Youtube

5 comentários:

  1. uahushsu saudades, me deu até uma nostalgia, eu criei meu blog a pouco tempo, mas já venho acompanhando blogs a um tempinho e lembrei de algumas tendências daí. Hoje em dia concordo que menos é mais e sinceramente acho as flores lindas nos layouts, dá todo um ar simples e ao mesmo tempo alegre (é como se fosse um minimalista um pouco mais descontraído).

    Bjus e boa noite

    http://redandvintage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. haha nossa, eu tinha blog na época dos bevelados, lembro que tinha aqueles awards de melhores blogs e daí tinha que colocar o selo no blog. Também lembro daquela época da doação de subdomínio, só as mais populares conseguiam kkk ai que saudaade <3

    ResponderExcluir
  3. miga, só to lendo o post agora #atrasos
    mas cê sabe que eu assino super embaixo, né? miguelei de escrever meu post sobre os ~limites~ da inspiração por enquanto...não quero agitar a poeira essa semana HUEHUEHUEHUEHE

    beijocas

    PS: SDDS LAYS BEVELADOS E BRUSHADOS, SDDS 2007, SDDS

    ResponderExcluir
  4. Ai a época dos bevelados sdds auhauaha eu achava tão lindo e ficava chateada por não conseguir fazer tão bonitinho como o de todo mundo </3 também peguei um pouco da época das colagens ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Me impressiona não só como as coisas mudaram, mas como a internet tem arquivado essas suas mudanças! hahahaha Eu não consigo nem em sonho achar meus layouts antigos :( dá uma tristeza isso, porque eu queria tanto rever!

    PS: amey teu layout do jonas brothers, muito lindo bjs volta bevel

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.