12/03/15

10 filmes para gostar (ainda) mais de cinema - Março


O cinema tem mais de cem anos de história e fazer uma lista com apenas dez filmes, mesmo que momentânea, é uma tarefa complicada, então resolvi me atentar a algumas coisas: 

O primeiro aspecto que levei em consideração foi como o cinema não só é uma ferramenta artística, como também pode ser popular - e por que não os dois? Talvez com exceção de Shotgun Stories, todos os filmes listados são conhecidos do grande publico e muitos até ganharam um quê folclórico, por assim dizer.

O segundo aspecto foi o tempo, gênero e a nacionalidade. Na questão do tempo, tentei não me adentrar em filmes muito antigos, como por exemplo os excepcionais Freaks, Pickpocket, Encouraçado Potenkin, Morangos Silvestres e tantos outros. 

Tentei colocar diversos gêneros. 007, Irreversível e The Big Lebowski são exemplos de filmes de ação, drama e comédia, nessa ordem. Há também uma animação (Spirited Away) que, vale ressaltar, não é tida como gênero - como muita gente costuma errar -, e sim como técnica.

Por nacionalidade, temos dois filmes franceses: Irréversible e Le charme discret de la bourgeoisie, um filme japonês, Spirited Away, e claro, um filme brasileiro: O Lobo Atrás da Porta. Algumas injustiças foram cometidas, o mundo todo faz cinema de qualidade. Outra injustiça é tantos e tantos diretores importantes não terem seu lugar ao sol nessa pequena, mas muito dedicada lista. Stanley Kubrick, Win Wenders, Akira Kurosawa, Ingmar Bergman, Andrei Tarkovski são só alguns nomes entre muitos diretores que a técnica ecoa através do tempo.

A lista não é sobre os melhores de todos os tempos, mas nem por isso ela tem menos importância. São dez deliciosos filmes que qualquer pessoa que preze pela sua vida terrena, e acha que ela vale alguma coisa, deveria assistir. Espero que gostem e bons filmes.

1- The Godfather (1972) - Francis Ford Copolla -(175min)


Talvez dessa lista, seja o filme que mais tem qualidade artística e ao mesmo tempo seja popular é o cultuado The Godfather. Sem exageros, nunca conheci alguém que não desfrutasse com imensa intensidade as quase três horas do cotidiano da família Corleone. Já fiz sessões para amigos de todos os tipos, desde o fã inveterado de comédia romântica, até os loucos por terror. Todos entraram em deleite com o Clássico de Francis Ford Copolla. 

2- Alien (1979) - Ridley Scott (117min)


Alien foi escolhido por motivos parecidos. É um grande ícone da cultura pop e, ao mesmo tempo, um clássico inquestionável. 

3- Spirited Away (Viagem de Chihiro) (2001) - Hayao Miyazaki (124min)


Viagem de Chihiro é uma animação do lendário studio Ghibli, que infelizmente está fechando as suas portas. Alguns filmes do estúdio são Meu vizinho Totoro, Reino dos Gatos, Castelo Animado e Princesa Mononoke.

4- Irréversible (2002) - Gaspar Noe (99min)


Irreversível talvez seja o filme mais polêmico dessa lista. Tem propositalmente uma atmosfera densa. O realizador, Gaspar Noe, sempre foi fã do teatro de sensações e, com êxito, empregou isso ao seus filmes. 

5- Le charme discret de la bourgeoisie (1972) - Luis Buñuel (102min)
(O discreto Charme da Burguesia)


O Discreto Charme da Burguesia é um dos filmes mais populares do aclamado diretor Luis Buñuel. É um filme, como muitos dele, que foca em zombar da sociedade. Sua comédia é ácida, embora sutil, e com o perdão do trocadilho, se faz tão discreta quanto o tal charme que a burguesia tem.

6- Shotgun Stories (2007) - Jeff Nichols (92min)


Não se engane pelo nome, Shotgun Stories é um filme delicioso de assistir. Traça um retrato de uma América que se acostumou com a cultura bélica, mostrando as desavenças entre duas famílias. 

7- 007 Cassino Royale (2006) - Martin Campbell (144min)


007 está na lista por três motivos. 1) a Michele nunca viu nenhum 007. 2) prova que um filme comercial pode ser visto e apreciado por um olhar critico. 3) ver gente atirando de smoking é legal pra caralho.

8- Superman (1978) - Richard Donner (143min)


Eu acho que quem não gosta do Superman nem viver merecia.

9- O Lobo Atrás da Porta (2014) - Fernando Coimbra (97min)


O lobo atrás da porta é o seu super trunfo quando alguém ignorante desferir "cinema nacional é uma merda". Outros filmes nacionais belíssimos merecem ser citados, como Elena, Estômago, O Som ao Redor, Era uma vez eu Verônica e muitos outros. O Pablo Vilaça, crítico brasileiro, listou 90 filmes nacionais essenciais lançados nos últimos dez anos, vale a pena conferir.

10- The Big Lebowski (1998) - Joel e Ethan Coen (119min)


The Big Lebowski é uma comédia dos irmãos Coen. Eu particularmente adoro a filmografia deles, desde quando assisti Queime Depois de Ler, sem  nem saber que era dos notórios irmãos. O que me chama atenção no Big Lebowski é como ele consegue dizer tanto com um filme que, a primeira vista, parece só uma comédia. É um filme sobre a vida e o cotidiano, montado em cima de personagens com arquétipos bem definidos - pra não dizer exagerados. É uma salada mista que vale a pena ser vista com um olhar clínico.
Sites para baixar os filmes:
http://tocadoscinefilos.net.br/
http://filmeshunter.com/
http://www.omelhordatelona.biz/
http://kickass.to/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
http://thepiratebay.se/
http://laranjapsicodelicafilmes.blogspot.com.br
http://sonatapremieres.blogspot.com.br/
http://www.downloadcult.com/
http://cinemacultura.com/
http://yify-torrents.com/
* O prazo para assistir os filmes, antes da próxima lista (com mais outros 10 títulos), é até o dia 10/04.

** Essa lista foi feita por um amigo que "não é nenhum crítico" (como ele gosta de frisar), mas é um verdadeiro apaixonado pela sétima arte. Ele preferiu não assinar o post. Gente misteriosa, sabe? Haha,

Curtiu o post? Então mostre seu amor e compartilhe! ♥
Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!

Um comentário:

  1. Gostei! Só senti falta de uma indicação do Kubrick, mas espero ver isso na próxima lista. Talvez 2001: A Space Odyssey? Fica a sugestão!

    Abraço!

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.