24/02/15

VLOG: Jornalismo - o curso, áreas de atuação e como saber se é o curso certo

Oi gente! Nem acredito que estou atualizando o blog com um vlog de 9 minutos ~sozinha~. Mas esse não teve como não fazer: recebi pedidos para falar sobre o tema e achei incrível vocês sugerirem temas! Sério! Eu não imaginava que meu blá-blá-blá desesperado sobre TCC pudesse despertar interesse em vocês sobre a profissão - e isso é incrível. 

Eu fiz esse vlog falando um pouco sobre o Jornalismo e separei o assunto em três tópicos: Como saber se é o curso certo, o curso e a profissão e áreas de atuação. Eu espero que vocês gostem e que esse vídeo ajude-os de alguma forma: seja para mostrar que você nasceu para o jornalismo, seja para te mostrar que É UMA CILADA BINO. 


~ assiste em hd pra ficar mais bonito e sair logo dessa thumbnail maravilhosa e vesga ~

Uma observação:
Quando falei sobre as áreas, EU ESQUECI DO JORNALISMO ON-LINE, BRASIL! LOGO O ON-LINE, que foi meu TCC hahaha. O jornalismo on-line está em ascensão e espero que assim continue. É a "minha" menina dos olhos e não estou me perdoando por ter esquecido dele!!!

-

Vou colocar aqui mais duas dicas que não coloquei no vídeo (se eu colocasse tudo o que eu queria, ele teria mais de uma hora e ninguém aguenta ouvir meu sotaque maravilhoso por tanto tempo).

* Instituição de ensino:
Escolha muito bem, mesmo que eu seja adepta ao "quem faz a faculdade é o aluno". Aqui na minha cidade tem três, duas que ofereciam o curso e fui conhecer a instituição e os coordenadores antes de fazer minha matrícula. Me apaixonei logo de cara pela UniToledo (onde me formei) e pela coordenadora (bj Karelinda), mas por preço, me matriculei na outra. Sério, eu quis chorar quando entrei na coordenação - que parecia de escola pública - o coordenador não me passou um pingo de confiança e nem de simpatia. Ainda bem que deu tudo certo e me formei onde quis <3 por isso, escolham muito bem. Por mais que seu desempenho dependa única e exclusivamente de você, ter o suporte de uma faculdade é primordial para um bom rendimento. 

* Salário:
Ninguém sai perguntando sobre salário (é mais tabu que falar de sexo, hoje em dia), mas sei que todo mundo quer saber. Por mais que hoje, no auge dos seus 17 anos você diga que não liga muito pra isso, acredite: vai ligar. Pesquise sobre o salário do jornalista no site da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) que pode te dar uma boa base. Claro que esse valor muda conforme a região, etc, mas dá pra te dar um norte. 

* Tem área?
Tem, ué. Aqui no interior está mais difícil e muita gente se forma e vai para capitais, porém, eu parto da opinião de que se você se dedica, estuda, etc, tem emprego. Por mais que aqui a área seja um pouco ingrata - gente, interior é um caso seríssimo para quem é da área da comunicação -, tem campo. Mas ai vai de você aceitar o que tem por aqui ouuuuu se quer alçar voos maiores. Como tudo, só depende de você. 

Enfim! Espero (do fundo do coração) que tenham gostado e por favorrrr, continuem me sugerindo temas! Adorei muito e é muito mais fácil fazer algo sabendo que tem alguém esperando por isso hehe.

PS: caso ainda restem dúvidas, SIM: o vídeo foi feito no quarto do meu namorado, na baguncinha que fica quando passo o final de semana por lá hahaha e não, não tive a vergonha na cara de arrumar antes. AH, O FOCO É NO CONTEÚDO OK? #desculpas


Curtiu o post? Então mostre seu amor e compartilhe! ♥
Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!

4 comentários:

  1. Mi, adorei essa matéria !
    Invista em fazer vídeos, !
    Parabéns 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é sempre linda, Driiii! <3
      Vou fazer mais simmm, inclusive, já tem outro gravadinho :x

      Excluir
  2. entrar no mobic e dar de cara com esse post me deixou tão feliz! eu estou cursando o terceiro período de jornalismo, já estagiei por um tempinho como social media e, agora, estou procurando outras coisas. entrei pra comunicação ciente de que tenho uma gama de oportunidades dentro da área. embora tenha definido o que quero futuramente na minha carreira, já comecei a mudar de ideia! já fiz monitoria e oficina de roteiro, mês que vem faço curso de produção para tv (audiovisual me atrai bastante!). estou me permitindo conhecer um pouco de tudo para descobrir onde me identifico mais. acredito que, no final de tudo, continuarei escrevendo num blog. hahahahaha

    espero um dia esbarrar em você no mercado, mih! :)
    beijos! ♥

    AP202

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, que linda! <3 espero também que a gente se esbarre simmm!

      você está certinha em fazer todos os cursos que conseguir. é o período de se descobrir mesmo! eu acho que aproveitei bastante a faculdade pra isso e não tenho arrependimentos. a única coisa é que hoje, talvez, esteja vendo tv com outros olhos - tanto produção, quanto reportagem. quem sabe, né? :)

      Beijo! <3

      Excluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.