Social Media Icons

slide code

Photo

Michele
Michele, 26 anos, ex-escritora de fanfic e agora escritora de livro de verdade.

mais?

follow mih

social media icons 2

Search

categoria 1

amor

categoria 2

lista

categoria 3

pessoal

post fresquinho na sua caixa de entrada

Criando o meu blog #2: o layout


Demorou, mas finalmenteeee saiu o segundo post da série "Criando Meu Blog". Yey! Agora vamos falar sobre a parte mais bonita do blog - e a mais importante, depois do conteúdo, é claro. É o layout: a beleza do blog em si. É, sem dúvida, a coisa com a qual a maioria das pessoas mais se preocupam na hora de pensar em criar um blog, afinal, elas querem que tudo fique lindo, bem feito e atrativo, é claro. Se você está criando seu blog agora, eu sinceramente não aconselho você comprar um layout logo de cara, a não ser que a personalização seja algo que você realmeeeeeeeente queira.

Muitas vezes, na empolgação do começo, você pode comprar um layout lindo, gastar uma grana (porque esses profissionais precisam cobrar um preço justo, é claro) e no fim, desistir do blog. Por isso, antes de alugar os designers e encher suas caixas de e-mails com orçamentos que nem você sabe direito como vai querer, vou dar umas diquinhas. A Adri do Pequenina Vanilla (o blog com um dos layouts mais lindos de todos os tempos) deu várias dicas sobre o assunto nesse post aqui. É opinião de especialista mesmo.

Mas seguindo o meu próprio roteiro, se você gosta de "brincar" de designer e quer fazer seu próprio layout, antes de encomendar com um profissional, a primeira dica é:

1- Procure um bom tema base
O tema base é um layout neutro e todo "mastigado" para você. Você só tem o trabalho de montar a imagem de acordo com a identidade do seu blog e manter os créditos, afinal, a pessoa disponibilizou tempo (e muito!) para agradar alguém que ela nem conhece, então, o mínimo que podemos fazer é manter os créditos do tema base. Eles são bem personalizáveis e dá para brincar bastante!

Os meus três favoritos:
(para baixar, é só clicar na imagem)

Reconhecem? ♥ 


Eu já usei os três themes e os três são super práticos, funcionam lindamente em todos os navegadores e têm a customização bem facinha! Se você não sabe como fazer, leia atentamente o material que vem junto com o download - ali as meninas explicam o que você tem que fazer. Além de disponibilizarem o theme, ainda são fofas e ensinam. ♥

2- Inspire-se em layouts encantadores 
Aqui eu separei os blogs com os layouts mais lindos de todos os tempos da blogosfera e vão te dar uma ótima injeção de inspiração. Lembrando que inspiração é bem diferente de cópia, galera! Por mais que os layouts hoje possam até seguir uma espécie de tendência, procure ser autêntica! Ninguém merece ter seu trampo copiado pelos chamados ~~copycats~~ da blogosfera oldschool. (Saudades colocar "Don't Copy" no topo do layout em fontes pixeladas).

Separei aqui os meus cinco layouts favoritos de toda a blogosfera:

Borboletando 




Pequenina Vanilla
A Loucura e a Cidade
Fake Doll
Babee

3- Compre de quem faz ♥  
Se você não tem a mínima aptidão para a coisa, tire a mão do bolso e encomende um layout prontinho. Pessoas que trabalham com isso dão todo o suporte necessário e a chance de você se frustrar é mínima, até porque, eles vão seguir o seu briefing e fazer tudinho de acordo com os seus pedidos.

Com quem encomendar: 

Cor Seletiva (Blogger e Wordpress)

xCake (Wordpress)

Babee (Wordpress)

Difluir (Wordpress, Blogger, Tumblr)

Colorful Design (Wordpress)

Antes de encomendar, tenha em mente como quer o layout (ilustração? Flores? Aquarela? Decida tudinho antes de contar o profissional!) e escolha uma tabela de cores bem maravilhosa (o site COLOURLovers pode te ajudar nisso).

Material que vale o clique: 
Vários templates free para Blogger - prontinhos para o uso, sem nem precisar de customização.


No mais, layout é de extrema importância e precisa de todo o cuidado para ser feito. Experiência própria! Nada inspira mais do que a carinha do seu blog - seja o leitor ou o autor.

O próximo post da série vai falar sobre CONTEÚDO e ORGANIZAÇÃO. Wait for it!


Curtiu o post? Então mostre seu amor e compartilhe! ♥
Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!

Comentários

  1. Ótimo post, Michele! eu custo a encontrar o layout perfeito e vivo atrás de inspirações... Ultimamente desisti de buscar, porque senão o blog não pararia num único layout nunquinha (estamos com a roupagem parecida, aliás).

    Seu blog é um amor de se estar. Ameiii!!!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. As dicas estão sendo ótimas! Já tenho blog faz um tempo, mas tô amando ler tudo ♥

    htt´://wanilagoularte.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Só amor mesmo! Obrigada por citar o Pequenina Vanilla e o xCake, Mi! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

os mais amados

Anticoncepcional para quem tem enxaqueca
Bom, não é novidade para ninguém que eu sou uma enxaquecosa . As minhas crises são bem tensas e até…
Dossiê da Enxaqueca
Se tem um assunto no qual eu sou verdadeira expert, é Enxaqueca . Eu já fui a diferentes neurologist…
Eu li: Comer, Rezar, Amar
Eu ainda não vi o filme, mas já ouvi falar muito sobre Comer, Rezar, Amar . Conheci devido ao ti-ti-…
Um caderno artesanal da Liloca Paçoca
Sim, tem sorteio novo pra vocês! Em parceria com a loja Liloca Paçoca - Atelier de Fofurices nós va…