21/08/14

Deixa eu Falar: o Secret mostrou o que não é segredo pra ninguém: as mulheres precisam se unir

Eu sou da seguinte opinião: para falar mal de algo, você precisa conhecer. Quando aconteceu o "boom" do Secret, eu já sabia que dali não sairia boa coisa, mas instalei para saber como funcionava. Bem como os ask.fm da vida, pessoas que vão te dizer coisas boas, são sempre minoria. Covardes se aproveitam do anonimato garantido para dizer coisas que não agregam nada nem a você e nem a ele. Mas não é sobre isso que vou falar aqui. Dia desses eu li esse texto maravilhoso aqui do Girls With Style falando sobre o machismo do aplicativo. Recomendo a leitura e a reflexão do tema, mas o meu texto é sobre a falta de união das mulheres.

Minha experiência no Secret durou três dias. No meu feed, só apareciam gays, maconha, sexo e pessoas que claramente estavam no Ensino Médio. Fotos nuas eram compartilhadas e algumas postagens pediam número x de likes para que uma foto de alguma menina fosse divulgada. Os homens também eram expostos, mas nada comparado. Porém, o que me chocou também, além disso, foi quando postaram uma foto de um cara que eu tenho no meu Facebook e sei que namora, com o texto: "Alguém tem o Whats dele? Quero muito". Eu não me segurei. Quem me conhece sabe que eu sou a maior amante da palavra EMPATIA e procuro, sempre, usá-la. Sempre me coloco no lugar do outro e aprendi isso não faz muito tempo. Ás vezes você se fode por isso, mas agora é um hábito. Me ofendi pela namorada do rapaz que, provavelmente, não tinha ideia do que estava acontecendo. Comentei:

"Ele tem namorada :)" 

A autora do segredo respondeu:

"E daí? Eu quero o whats dele porque achei ele lindo!"

Eu li e respirei fundo. Não consegui mais comentar nada porque senti uma imensa tristeza pela falta de união. Como se alguém lesse meus pensamentos, comentaram:

"É por isso que vocês, mulheres, carregam a fama que têm. Olha aí! É uma querendo engolir a outra! Vocês nunca vão conseguir ser unidas"

A autora replicou:

"E daí? Eu não quero ser unida com ninguém. E daí que ele namora? Eu quero o número e ponto! E se eles terminarem? Aff"

E aí ninguém mais comentou. 

O que me entristeceu foi, justamente, o comentário da pessoa que disse que é por isso que carregamos esse estigma de que "Mulher não é amiga de mulher", "mulher é competitiva com as outras" e etc. E sabe por que? Porque não tem respeito. É pecado se interessar por um cara que tem namorada? NÃO. Mas é condenável você "partir para o ataque" sabendo que tem uma outra mulher na situação. Homem nenhum (nenhum!!!) merece esse tipo de coisa, esse tipo de valorização! Por mais que você pense que seja o homem da sua vida, se ele te colocou na situação de disputa com outra mulher, ele não merece este posto e não vale o seu esforço! E nem da outra pessoa! Na situação que eu citei, não tinha nem uma disputa: era a mais pura e triste rivalidade. E aí, mais uma vez, me lembrei de um texto do GWS com o título "Apoie as irmã". O texto é maravilhoso, recomendo a leitura, e reproduzo aqui um "manual" que elas fizeram: 

Reprodução: GWS // girlswithstyle.com.br

Mulheres, pelo amor de todos os deuses, precisamos nos unir. Se não ficarmos e lutarmos juntas, quem fará isso por nós? Antes de dar em cima do coleguinha, se coloque no lugar da namorada dele. Antes de julgar a amiga porque ela está saindo com dois carinhas diferentes, entenda que ela é livre e que não cabe nem a você nem a ninguém fazer qualquer tipo de julgamento. SE COLOQUE NO LUGAR DELA. Em cinco minutos você consegue fazer isso e imaginar uma situação. Longe de mim querer dizer que "what goes around comes around", até porque vai muito além disso, mas por favor, sejam empáticas. Sua vó já dizia, e eu vou repetir: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. E carregar esse pensamento, não pesa, pelo contrário: alivia. 

Um comentário:

  1. Essa necessidade eterna de competição é triste e me dá preguiça. O engraçado é quando rola do cara ainda se vangloriar. "As mina tudo disputando por minha causa". Ah vá, tão disputando entre si. E continuaram disputando o cara sendo um homem solteiro, comprometido ou qualquer outra coisa que for da próxima.

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.