07/07/14

Eu li: As Vantagens de Ser Invisível


Nós sempre sofremos com adaptações cinematográficas dos nossos livros favoritos, não tem jeito. Mas e quando você viu o filme antes de ler o livro? E quando você realmente se apaixonou pelo filme, a ponto de ele se tornar um de seus favoritos da vida, e depois lê a obra que fez com que ele acontecesse? Essa é minha história com o livro As Vantagens de Ser Invisível, do Stephen Chbosky. Antes de começar a ler a resenha, dê o play:



Não é novidade, mas vou apresentá-lo para quem ainda não leu: Charlie é um garoto introvertido que, após sofrer com a morte de seu melhor amigo Michael, arruma um jeito de enfrentar o ensino médio mais facilmente: conversando por cartas com um correspondente que não é citado no livro. Nessas cartas ele conta tudo o que acontece em sua vida: o começo de sua amizade com Sam e Patrick, os problemas de sua família, seus problemas pessoais, enfim. O filme retrata seus problemas muitíssimo bem, mas o livro... Ah, com o livro você sente a intensidade de tudo o que acontece. É como se você entrasse nele, tipo o Harry entrando no diário de Tom Riddle. 


No livro as experiências de Charlie com drogas, sexualidade e dilemas pessoais são muito mais exploradas que no filme. Você fica sabendo exatamente o que o levou a usar determinada substância, por exemplo. Você sabe exatamente o que aquele ato desencadeou nele em seguida... E tudo isso na linguagem de um menino de 15/16 anos que está, além de tudo, se descobrindo

Além desse correspondente, dos amigos da escola (que vieram justamente por Sam e Patrick), Charlie tem uma forte amizade com o professor de Inglês Bill, que vê no garoto uma genialidade e testa isso indicando livros clássicos e "difíceis" ao garoto que compreende tudo facilmente. Inclusive, cito aqui todos os livros indicados a Charlie para fazer uma espécie de lista de "próximas leituras", porque é impossível você não sentir, nem que seja um pouco, de vontade de mergulhar nas obras que foram tão significativas ao protagonista. 

"O Sol Nasce para Todos - Harper Lee 
Este Lado do Paraíso - F. Scott Fitzgerald
Peter Pan - J. M. Barrie
O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald 
Uma Ilha de Paz - John Kngwles 
The Mayor of Castro Street - Randy Shilts 
O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger (um dos meus favoritos ♥♥♥)
Walden ou A Vida nos Bosques - Henry D. Thoureau 
A Nascente - Ayn Rand 
On the Road - Jack Kerouac
Almoço Nu - William S. Burroughs 
100 Selected Poems - E. E. Cummings 
Hamlet - William Shakespeare 
O Estrangeiro - Albert Camus"

Aliás, são os diálogos com o professor Bill que somos presenteados com as melhores frases do livro. As conversas são tão profundas que você sente, quase, como se Bill estivesse conversando com você. 


A relação de Charlie com os livros é linda e faz com que a gente se identifique. Ele vai citando os livros e, no final, para quem viu o filme, se emociona com o desfecho que ele dá a seus exemplares. Aliás, você se emociona muito (muito mesmo) com toda a história do Charlie, suas frases e sua visão do mundo. Eu fiquei tão imersa no livro que eu podia quase sentir seus demônios, por assim dizer.

As vantagens de você ler As Vantagens de Ser Invisível, no geral, é ser apresentado a um personagem complexo e maravilhoso, tão denso que te leva junto ao céu e ao inferno; é estar em contato, em 200 e poucas páginas com clássicos da literatura mundial e ser embalado com hits dos Smiths, banda essa que ganhou meu coração, vejam só, após a leitura. 

Eu terminei o livro em um misto de felicidade e tristeza: eu realmente estava ligada com o Charlie e partir foi um tanto quanto complicado. Acho que nunca me liguei tanto a um livro, e olha que já li obras maravilhosas. Esse doeu mesmo fechar a última página

(e por ele ter sido tão especial para mim, foi extremamente difícil resenhá-lo)

Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!
Twitter  ♥ Facebook ♥ Instagram ♥ Youtube

4 comentários:

  1. Adorei sua resenha. Muito bom saber que o livro é de fato bom, ao que tudo indica vou gostar da leitura. A lista de livros que ele lê é maravilhosa, já li alguns títulos.
    Vou começar a ler essa semana porque você e a Patricia disseram que é bom. haha Depois conto o que achei.
    A propósito, gostei muito do seu blog. :D
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está no meu top 5 de favoritos (já tem até uma tattoo em vista! haha)! É incrível como uma história tão simples escrita por meio de cartas consegue nos tocar tanto, né? E o filme é incrível também, não perde tanta a essência do livro e ainda tem o Logan arrasando muito <3
    Fez bem em ler, mudei meio jeito de pensar sobre certas coisas após a leitura dele.

    (achei que só eu tinha tido problema em resenhá-lo hahaha)

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acho que nunca li uma resenha que tenha me deixado com tanta vontade de ler o livro! Eu vi o filme e adorei, mas aí nem tinha me animado a ler a versão escrita... Agora mudei de ideia! Vou botar na minha lista. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é demais, vale tanto a leitura q vcs nem imaginam né...hehehe, quer dizer, com a resenha aí deu pra ter um super gostinho da obra prima.

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.