Social Media Icons

slide code

Photo

Michele
Michele, 26 anos, ex-escritora de fanfic e agora escritora de livro de verdade.

mais?

follow mih

social media icons 2

Search

categoria 1

amor

categoria 2

lista

categoria 3

pessoal

post fresquinho na sua caixa de entrada

Criando meu blog #1: os primeiros passos


Você lê blogs todos os dias e, apesar de amá-los, sente que ainda falta alguma coisa. Ou neles, ou em você. Já te disseram várias vezes: "você deveria ter um blog" e você sempre ri e diz um "ah, deixa pra lá". Você nem tinha vontade, mas um dia acordou inspirado e soltou a frase: "Vou criar um blog!" e após a decisão, se viu num mar de dúvidas. E é por isso que inicio aqui essa minha série de postagens, porque eu quero que você, leitor talentoso, tenha um lugar aqui na blogosfera e compartilhe com o mundo o que você tem de bom: seja o seu talento musical, em artesanato, seu conhecimento cinematográfico e literário ou seu estilo que atrai olhares. 

Esse é o primeiro post da série "Criando Meu Blog" e vamos começar, é claro, com o...

1- Conteúdo 
Você precisa saber sobre o que falar. Precisa gostar muito e ter domínio sobre o que diz, afinal, você pode se tornar um formador de opinião, seja em qual segmento for. Porém, isso não significa que você deva manter a mesma fórmula para sempre. Vejam só como foi comigo: o MOBIC começou como um blog para eu guardar/postar as minhas matérias feitas na disciplina de Técnicas de Apuração e Reportagem, do segundo semestre da faculdade. Eu, que não falava em primeira pessoa e tentava fazer as matérias (ou posts) da forma mais imparcial possível, virei uma blogueira que fala, xinga e desabafa no que seria seu ~portfólio~. Porém, saber como dar o ponta-pé inicial é ótimo para te direcionar. 

Depois de decidido o conteúdo do blog, ele precisa de uma identidade... De um... 

2- Nome
Escolher o nome do blog é a coisa mais difícil do mundooooooo. E você, muitas vezes, pode se arrepender. Eu gosto muito do nome "My Other Bag Is Chanel", mas Deus sabe o tanto que eu me arrependo por ter escolhido esse nome hahahahah primeiro porque ninguém decora, segundo porque eu sempre tenho que escrever quando passo ele numa roda de amigos, por isso, a dica da tia Mih é: escolha um nome fácil e, de preferência, em português. Trust me, por mais que o nome em inglês seja mais charmosinho. 

3- Onde hospedar? Blogger ou Wordpress? 
Eu já usei ambos e ambos têm seus lados positivos e negativos. O Wordpress é muuuuuuuu(...)uuuuito mais personalizável e o código é bem menos chato que o do Blogger, porém, para ter um Wordpress (.ORG, o .com eu não gosto), você precisa pagar hospedagem + domínio. Compensa, porque é lindo, masssss eu sou preguiçosa e me acomodei no Blogger e faço o possível para ele ficar com a minha cara. Então, a minha dica é: se você é iniciante, vai no Blogger que não tem erro. Se pegar gosto e quiser tentar coisas diferentes e melhorar seu blog ao máximo, aí pense em ir para o Wordpress.

4- O domínio
Mesmo no começo você não quer ter um .blogspot.com no blog? Quer ter um domínio para chamar de seu? Então eu indico o UOL Host e o Registro.Br para a compra dele. Não indico o padrão do Google porque eu perdi o .COM assim. Não dá problema e muda tudo automaticamente, mas você nunca mais se lembra de renovar e, se esquece, é uma burocracia imensa para recuperá-lo. Para saber como instalar o domínio, ou seja, fazer ele "funcionar" no Blogger é só clicar aqui para UOL Host e aqui para Registro.Br. Se for no Wordpress, clique aqui para UOL e aqui para Registro.Br.

Depois de ter o tema definido, o nome e o registro em um dos servidores, ou seja, depois da "casa feita", você precisa seguir mais algumas dicas que estão meio que implícitas, que é:

♥ Ser criativo
Atualizar com frequência (afinal, quem é que vai ficar visitando um cemitério onde tem um post a cada 25 dias?)
Tentar fugir do mais-do-mesmo de outros blogs
Não procurar "fórmulas" de sucesso rápido (isso não funciona e não é porque um blog que fala sobre assunto x faz sucesso que você deve se basear nisso).

No mais, eu super indico esse post da Carol Guido aqui, que fala também sobre esse primeiro processo de criação de blog. Fica a dica.

> O próximo post da série vai falar, é claro, sobre a carinha e identidade visual do blog: o layout! ♥ 

Acompanhe o MOBIC (e a Mih) nas redes-sociais!
Twitter  ♥ Facebook ♥ Instagram ♥ Youtube

Comentários

  1. Fazem 7 anos que tenho meu blog e até hoje não tenho domínio próprio.. aí fica lá, aquele .blogspot.com.br horrível kkkkkk quem sabe esse ano ainda eu consigo comprar um domínio :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

os mais amados

Anticoncepcional para quem tem enxaqueca
Bom, não é novidade para ninguém que eu sou uma enxaquecosa . As minhas crises são bem tensas e até…
Melissa combina com o quê?
Falar sobre Melissa é especial e nostálgico para mim. Primeiro porque as sandálias com cheirinho d…
5 motivos que fazem do outono a estação mais legal para se vestir
Ontem esfriou aqui em Araçatuba e já fui obrigada a colocar um casaquinho (obrigada, senhor). Gost…
Dossiê da Enxaqueca
Se tem um assunto no qual eu sou verdadeira expert, é Enxaqueca . Eu já fui a diferentes neurologist…