19/06/13

Dia do cinema nacional: meus cinco filmes favoritos

Hoje é Dia do Cinema Nacional e, antes tarde do que nunca, resolvi fazer uma mini-lista com os cinco três filmes brasileiros favoritos. Eu realmente gosto do cinema nacional, não tenho preconceito algum com o nosso cinema - que é muito bom sim! - e vocês não têm ideia de como fazer essa lista foi difícil. Mas vamos lá! Se você não vai ver o jogo da Copa (assim como eu), já escolhe um pra assistir nessa quarta-feira gostosa! 

5- Dois Filhos de Francisco

Gostava quando criança e ainda adoro
Gente, tem gente que vai me zoar, mas eu ADORO Dois Filhos de Francisco. Não só isso, mas choro todas as vezes em que assisto - e já assisti várias vezes. É aquele filme levinho, biográfico com história de superação e, de quebra, um sertanejim que nossos pais adoram. Acho impossível alguém não conhecer, mas lá vai: o filme conta a história de Zezé DiCamargo e Luciano da infância até a fama e sobre a família e, é claro, o pai que nomeia o filme, Francisco. 

4- Cazuza - O Tempo Não Para

Daniel de Oliveira ficou idêntico ao cantor
Outro filme que eu amo demais e sempre que posso, assisto (esse tem na Netflix, galera!). O filme conta a história, é claro, do nosso poeta que prefere toddy ao tédio. A obra foi feita baseada no livro escrito pela mãe do cantor "Só As Mães São Felizes" (eu já li esse livro, é ótimo e indico!) e mostra desde a criação do Barão Vermelho até a morte do cantor. É emocionante e tem uma trilha sonora maravilhosa. A atuação de Daniel de Oliveira é um show a parte. Se quer um bom filme com uma trilha impecável, esse é o filme.

3- Olga

spoiler: Camila Morgado raspa a cabeça (finja que não sabe)
Esse filme eu vi quando era criança e, como sempre me interessei pelo assunto "Segunda Guerra Mundial", se tornou um dos meus favoritos. Ano passado, na faculdade, tive que fazer um trabalho sobre um livro reportagem e li o livro além de, é claro, reassistí-lo. O livro conta a história de Olga Benário, filha de pais burgueses que resolve se unir a marxistas. Além disso, conta a relação com Luís Carlos Prestes e o nascimento de Anita Leocádia (obrigada pela correção, Tui!). Bom, as atuações são maravilhosas e a produção é muito boa também. Vale a pena. 

2- O Homem do Futuro

Cena mais linda <3
Eu já indiquei o João "Zero" como um dos melhores namorados da ficção, então você pode esperar um filme lindinho. João é um cientista que constrói uma máquina do tempo para recuperar o amor de sua vida, Helena (Alinne Moraes), mas sempre que volta, alguma coisa dá errado. O filme é muuuuuito amor, mas aconselho você a assistir se já tiver assistido a trilogia "De Volta Para o Futuro". Assim fica bem mais fácil de entender todas as reviravoltas hahaha. Outra coisa que faz o filme valer a pena, além de Wagner Moura como protagonista e Gregorio Duvivier fazendo uma apariçãozinha, é a trilha sonora, que tem a minha música favorita do Legião (Tempo Perdido) e Wagner Moura cantando Creep, do Radiohead. Assistaaaa!

1- Tropa de Elite (1 e 2)

Capitão Nascimento marcou toda uma geração haha
Tropa de Elite é o filme que eu realmente não preciso descrever porque todo mundo já viu. É uma boa assistir pra analisar as sátiras feitas no filme (como o apresentador que lembra um determinado """jornalista""" e um determinado "programa") e as críticas sociais. Além de tudo, tem Wagner Moura que é um excelente ator. Acho uma ótima opção!

Além destes, tem Era Uma Vez, que é uma fofura e eu chorei desoladamente, Cidade de Deus e tô muito afim de assistir Dois Coelhos, Apenas o Fim e As Melhores Coisas do Mundo. Alguém já viu? 

3 comentários:

  1. Dois Coelhos é SENSACIONAL :)

    E eu choro toda vez que assisto Era Uma Vez <3

    ResponderExcluir
  2. Eu até tenho o DVD do As melhores coisas do mundo! Comprei dps q vi a primeira vez. É super fofo o filme, tenho certeza q vc irá curtir. Eu vi pq tem meus atores brasileiros preferidos, Caio Blat e Paulinho Vilhena...hehehe.
    Além desse eu te indico ROMANCE, com o Wagner Moura e a Letícia Sabatela, é simplesmente lindo esse filme. Saneamento Básico com o Wagner tbém é hilário, e na linha mais séria O cheiro do Ralo pra mim foi bem legal.

    ResponderExcluir
  3. O nome da filha da Olga é Anita Leocádia!
    :)

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.