25/06/13

Comidinhas: Para aquecer o inverno e manter a forma, nada como uma sopinha!

Quem não gosta de uma sopa, não é mesmo?
Elas estão presentes em todas as culturas do mundo, também pudera, desde os tempos das cavernas quando o homem primitivo descobriu o fogo e ferveu a água ela existe! Percebeu que podia tornar os alimentos mais macios para comer e a carne de caça mais saborosa ao cozinha-la com ervas e outros legumes.

Há uma infinidade de sopas, algumas podem até levar macarrão, arroz ou outros grãos como feijão, lentilha, fava, ervilha, etc. Para preparar uma boa sopa é necessário um bom "fundo" (caldo) - aqueles que conhecemos em forma de tablets ou saches em pózinho, porém, estes são químicos e nada nutritivos! O que os gastrônomos aconselham é preparar os fundos artesanalmente.  A tarefa é bem simples:

Basta por bastante água pra ferver e acrescentar ½ kg de cebola cortadas grosseiramente, 250g de cenoura e 250g de talos de salsão; se quiser um caldo de carne acrescente ½ kg de ponta de peito ou outra carne vermelha qualquer, as mais duras são as mais saborosas, ou se preferir caldo de galinha acrescente a mesma quantia de coxa, pé ou dorso. Se for fazer um caldo de legumes, que aliás, combina com quase tudo, acrescente outros legumes, tipo: abobrinha, vagem, nabo, etc. É só deixar ferver bem, não coloque sal nem outro tempero qualquer, e depois é só coar, pode ser usado ou congelado e servem para uma infinidade de preparações culinárias como molhos, sopas, risotos, etc.

As sopas podem ser ralas ou cremosas, existem também sopas frias e adocicadas. Tomar sopa principalmente no inverno nos traz uma grande sensação de conforto térmico, além de trazer lembranças afetivas. Quem não se lembra das sopinhas da mamãe e daquelas de quando estava doente ou de ressaca, que trouxeram alívio da dor e/ou reorganizou o estômago?

Diga não as sopinhas tecnológicas! Aquelas dos saquinhos que basta colocar em água fervente. Elas definitivamente não são nutritivas e contém muito sódio o que faz você engordar pela retenção de líquidos além de gerar outros problemas de saúde. Prefira gastar um pouquinho mais de tempo e preparar uma sopinha bem legal. Para facilitar, você pode usar os multiprocessadores para extrair o líquido dos legumes e outros vegetais, depois pode tempera-los a gosto e colocar pra ferver, acrescente leite ou creme de leite se quiser uma cor branca, açafrão se preferir um caldo mais amarelinho, extrato de tomate ou urucum se preferir na cor vermelha.


Sem medo de ser feliz, utilize diferentes maneiras para servir as sopinhas, saia do tradicional prato fundo e das sopeiras do tempo da avó, os bolls, canecas, xícaras, no pão italiano, copo americano, ramequins, em mini aboboras, utilize sua criatividade. 

Para acompanhar, lógico!!! Um bom vinho e incremente colocando à mesa um bom azeite, bolinhas de manteiga, queijo ralado, moedor de pimenta do reino, pimenta rosa, pimenta biquinho, croûtons, torradinhas, grissinis e cebolinha.

Quer arrasar na cozinha? Tente esta receita super simples e deliciosa! 


Sopa Cremosa de Palmito

Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

- 150g de palmitos em conserva
- 1/2 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola média ralada
- 1 dente de alho amassado
- 1 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 xícaras (chá) de caldo de frango
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Aqueça a manteiga, refogue o alho, a cebola e junte os palmitos cortados em rodelas. Cozinhe por 3 minutos. Acrescente a farinha de trigo dissolvida em um pouco do caldo de frango, mexa bem. Lentamente, junte o restante do caldo de frango, sempre mexendo. Deixe levantar fervura e cozinhe por 10 minutos. Deixe a mistura amornar e bata no liquidificador. Junte o sal, a pimenta (opcional) e o leite. Deixe ferver por 5 minutos

Além disso,segue uma lista de ideias de diferente sopas. Esquente seu inverno com uma boa companhia e uma sopinha para tornar o momento ainda mais especial:

Caldinho de camarão
Caldinho de feijão
Caldinho de peixe
Caldo de inhame
Caldo de mocotó
Caldo verde
Canja de galinha
Creme de aspargos
Creme de feijão com couve e alho-poró
Gazpacho
Minestrone (sopão - com macarrão)
Misso-shiro
Sopa Creme de milho verde
Sopa cremosa de palmito
Sopa de abobora com carne seca
Sopa de beterraba
Sopa de cenoura, mel e gengibre
Sopa de ervilha e bacon
Sopa de espinafre
Sopa de feijão-branco com camarão e linguiça
Sopa de legumes
Sopa de lentilha perfumada com limão
Sopa de Mandioca
Sopa de mandioquinha
Sopa de tomate

Forte abraço e até a próxima publicação!

Um comentário:

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.