30/05/13

Comidinhas: aprenda a fazer Bastonetes de legumes em Dip de Sarmısaklı Yoğurt (uma receita turca e fácil)

Calma, o nome é complicado, mas a receita é facinha!
Para o final do mês de maio, o mês das noivas, o "Comidinhas" traz uma sugestão bem ligth para você que extrapolou nas comidas e docinhos das várias festas de casamento das amigas. Considerando ainda a moda dos "Dips" (palavra de origem inglesa que ao pé da letra significa mergulhar, empapar, molhar) e nesta ideia, passar o alimento no molho e leva-lo à boca. O termo Dip é também utilizado para denominar um molho não muito espesso e geralmente picante, que serve de acompanhamento para saladas, carnes e mariscos frios ou na preparação de sanduíches e canapés.

Invista nos acompanhamentos
O que temos para hoje são os legumes (cenoura e pepino), ricos em vitaminas, minerais, fibras e com baixíssima caloria, de quebra ajudam a prevenir doenças e combater o envelhecimento precoce por conter compostos funcionais. Para agregar um sabor especial à eles recorremos então a Culinária Turca com seus aromas e sabores marcantes para usar e abusar de um molho simples a base de iogurte e ervas aromáticas o "Sarmisakli Yoğurt". O nome iogurte é de origem turca, da região da Capadócia, do adjetivo yoğun, "denso" ou "tornar denso". É feito de leite fermentado e graças a esta fermentação láctea, o iogurte além de poder aumentar a longevidade, possui outros benefícios nutricionais. A gastronomia turca se caracteriza pelo intercâmbio de sabores da Ásia e do Mediterrâneo Oriental que foi enriquecida em razão das migrações que os  turcos fizeram ao longo dos séculos.

A receita é light e saudável
Então mãos a obra: para começar corte os legumes em bastonetes (palitinhos de aproximadamente 5cm de comprimento por 0,5cm de largura). Você pode coloca-los em copinhos individuais ou arruma-los em uma petisqueira. Para o molho misture ao iogurte o tomilho, o alho bem picadinho e sal a gosto. Também pode acrescentar hortelã se quiser. Garanto que seus amigos irão se surpreender e se divertir!

Bastonetes de legumes em Dip de Sarmısaklı Yoğurt

Cozinha Turca

Ingredientes
6 colheres de sopa de iogurte turco (ou grego)
1 colher de sobremesa de tomilho seco
2 dentes de alho finamente picados
Sal a gosto
2 cenouras
2 pepinos japoneses

Gostaram?

Um comentário:

  1. Que delícia!
    Eu amo fazer espetinhos de cenoura e pepino, mas nunca tinha pensado em colocar iogurte como complemento! Adorei a ideia!
    Beijos,

    Own Mine

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.