15/03/13

Comidinhas: Profiteroles salgados

"Comidinhas" desta semana foge ao trivial. É comum pensar em profiteroles na versão doce, recheados com Crème pâtissière (creme de confeiteiro), chocolate, sorvete, doce de leite entre outros, no entanto, seu recheio também pode ser salgado dando um verdadeiro "olé" em nossa mente quando ao leva-lo a boca esperando um paladar "dolce" (Italiano) ser surpreendido com um recheio salgado.




Para facilitar o serviço compre na padaria de sua preferência as "carolinas" como são conhecidas aqui no Brasil, peça no balcão elas sem recheio ou nevadas com açúcar de confeiteiro e use sua criatividade para os recheios salgados. O termo correto desta massa é "Pâte à Choux" de origem francesa, feita com quatro ingredientes básicos: água (ou leite), manteiga, farinha de trigo e ovos, a massa foi inventada no século XVI, provavelmente no ano 1540 por um cozinheiro italiano levado para França por Catarina de Médici (1519 - 1589), dela nasceu vários doces famosos, tais como: o profiterole, o paris brest, o bolo sant honoré e das populares bombas de chocolate e carolinas de doce de leite, doces estes que não podem faltar nas confeitarias brasileiras.

Aqui no blog apresentarei duas possibilidades: Cream cheese com damasco e Patê de peito de peru defumado com pimenta rosa.

1- Corte o profiterole com o auxílio de uma faca de serras (faca de pão) - elas são apropriadas para não esmigalhar as delicadas carolinas - destacando apenas a parte superior de modo que fique como um chapeuzinho:


2- Misture as pimentas rosas ao patê de peito de peru defumado e os damascos cortados em brunoise (cubinhos) ao cream cheese;  3- Utilize algum bico e saco de confeitar para aplicar o recheio ou improvise.



4- Decore e sirva. Os profiteroles caem bem como entrada ou acompanhamento de saladas para as ocasiões em que este finger food servido em petit comités possam impressionar.


Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.