18/01/13

Sai de mim, Enxaqueca!

Se tem um assunto no qual eu sou verdadeira expert, é Enxaqueca. Eu já fui a diferentes neurologistas, já tomei diferentes remédios e nada passava até eu descobrir, pra mim, o que era melhor. Como muita gente sofre com isso - e apesar de ter bastante coisa na internet - eu nunca vi um post contando o que foi bom para a pessoa, por isso estou aqui.


A CRISE

Primeiro é bom explicar o que é enxaqueca, porque muita gente confunde uma "dor de cabeça mais forte" com a vilã da minha vida. A Enxaqueca dói quase que insuportavelmente em apenas um lado da cabeça. Os vasos sanguíneos ficam inchados e causa a dor absurda - tão absurda que muitas vezes vem acompanhada do vômito. Em algumas pessoas, a crise vem acompanhada também da aura, e é claro, a minha é assim.

AURAS
Existem três tipos de auras: a dormência de uma parte do corpo, a perda da visão panorâmica e a afasia. E é claro que eu já tive as três também rs. A dormência, como o nome já diz, faz uma parte do seu corpo dormir. Não é só a perna ou o braço, por exemplo. Quando eu tenho este tipo de aura, minha língua adormece, a garganta, o rosto... Sim, é desesperador. A perda da visão panorâmica é o que o nome diz. Independente de você fechar um olho ou outro, você não vai enxergar direito - é como se você ficasse vendo o flash de uma câmera fotográfica. Por fim a afasia, que também é desesperador rs. A afasia faz com que você não diga nada com nada, mas pra você, está dizendo tudo perfeitamente. Acredito que essa aura seja mais rara, pois tive apenas duas vezes. Na primeira vez, eu jurava que estava dizendo: "Mãe, leva essa chave pro Rodrigo" enquanto minha mãe me conta que eu dizia "Eu preciso passar por cima do ônibus". Viu que absurdo? Hahaha. As auras são como um aviso de que a dor está chegando. Pra mim, é o momento de tomar o remédio e ficar desesperada.



REMÉDIOS
Se você sofre com essa "doença" (não sei se devo classificar assim rs) você com certeza troca remédios com outras pessoas que têm a dor de cabeça aguda. Eu já troquei inúmeros remédios, mas demora pra você achar um que seja realmente bom pra você. Quando a crise já está estabelecida, eu tomava o Cefalium. Ele não me fazia bem. Eram raras as vezes que ele surtia efeito e sempre me deu muito vômito (que coisa bonita pra falar no blog! Hahaha). Quando eu tomava o Cefalium, eu tinha que ir sempre ao Pronto-Socorro ser medicada na veia. Só assim pra dor passar. Depois fui ao primeiro neurologista e ele me receitou o Sandomigran. É um comprimidinho do tamanho de um comprimido anticoncepcional que você tem que tomar todos os dias antes de dormir. Ele "previne" as dores. Eu fiz o tratamento por três meses e adiantou um pouco. Em uma conversa com uma amiga enxaquecosa haha eu descobri o Cefaliv, que é o que eu tomo até hoje e faz um bom tempo que não vou ao Pronto-Socorro. Pra mim ele é muito eficaz, são raras as vezes que preciso tomar mais de um comprimido - aliás, isso só aconteceu uma vez, que foi a pior crise da minha vida e, mesmo assim, não precisei ir ao hospital. Troquei de neurologista após uns anos sem Sandomigran e fiz minha segunda tomografia. Se você vai fazer porque sofre de enxaqueca, fique calma: na maioria das vezes os médicos sabem que se trata da cefaleia, só pedem a tomo para terem absoluta certeza. O novo médico me receitou novamente o Sandomigran e sem tempo para o término do tratamento. "Quando parar de fazer efeito, trocamos o remédio". 


SANDOMIGRAN
Pra mim ele é maravilhoso. Não passo um diazinho sem tomar - porque, acreditem, um dia que fico sem tomar e a maldita vem. Mas antes de tomar ele sem prescrição médica (ele é vendido sem receita) vai os efeitos colaterais suuuper comuns:

Sono - Na primeira semana você fica completamente dopada. É como se você tivesse tomado uns três comprimidos para alergia. Com o tratamento, você vai passar a dormir muito.

Peso - Se você é magrela e é louca pra engordar, sua chance! Ele engorda bastante. Eu sempre pesei 49/50kg. Nunca passava disso, por mais que eu comesse feito louca. Depois de alguns meses com o tratamento estou com 57kg. Se você é paranoica com dietas, infelizmente, passe longe do Sandomigran.

O QUE CAUSA A DOR?
Essa é a parte mais chata da Enxaqueca porque o que dá dor de cabeça pra mim, não dá nada em você. Várias coisas causam a dor, mas você tem que ver o que desperta em você. Por exemplo, eu não posso beber café - capuccino só se eu tiver comido um big lanche de manhã. Minha mãe, pelo contrário, se fica sem café é aí que a dor vem. Eu já cortei algumas coisas da minha vida que eu já percebi que me dão dor de cabeça (e por "coincidência", eram as coisas que eu mais gostava de comer): Pizza, queijo minas, queijo de nozinho e beijinho - em excesso. Além disso, sei que minha dor desperta se eu comer doce de estômago vazio. Também tem o fator emocional que interfere bastante, bem como o sono - dormir demais ou de menos podem ser uma válvula pra dor. Complicado, né?

COISAS QUE PREVINEM
Se você é do tipo sedentário (como eu) tenho uma péssima notícia: exercício físico é uma das coisas que mais previnem as dores. Eu sou magrela e tenho o colesterol alto (acredita?) e o meu neuro disse que provavelmente isso é um fator importante nas crises frequentes. Ainda não comecei nenhum tipo de exercício, mas pretendo fazer o mais rápido possível. Outra coisa: levar uma alimentação saudável, não beber, não fumar e etc também ajudam em muito. Eu que sou cheia das besteiras estou tentando me reeducar.


É terrível, você fica impossibilitada de fazer qualquer coisa, não aguenta luz, não aguenta som, não aguenta cheiro e mal consegue levantar da cama. Algumas pessoas têm mais fracas, outras mais fortes (infelizmente é meu caso) então, fiz o post porque sei como adoramos trocar dicas para ver se achamos "nossos" remédios, como descobri o meu em uma conversa. Aliás, se tiverem dicas, podem falar - principalmente se for coisa natural ou "métodos alternativos". Tô numa vibe tão bicho-grilo pós Comer, Rezar, Amar e Scar Tissue que eu realmente acredito nessas coisas.


42 comentários:

  1. Oi Michele tudo bem? Cheguei no seu blog pesquisando sobre a enxaqueca, sou mais uma que, como vc sofre demais com essa porcaria. Tive uma crise em outubro, o medico me passou cefaliv que me fez muito mal, ficava enjoada e com um mal estar terrivel. Voltei ao médivo mês passado com outra crise, ele me passou Sumax, ele até faz efeito mas se eu tomar tipo de manhã a dor não passa, só passa se eu tomar antes de dormir, aí no outro dia acordo sem dor. Hoje fui para a academia fazer musculação e percebi que alguns exercicios que eu force mais acaba voltando com a danada da dor, agora estou aqui com outra crise. Pensei em desistir da musculação e fazer spinning, ou ainda vou tentar fazer algumas alterações nos exercicios que faço. Minha vó tb sofre de enxaqueca e sempre toma sandomigran, não gosto de tomar remedio sem prescrição medica, mas já to quase comprando e começando o tratamento por conta propria :(
    Tb ja descobri coisas que me causam dor: chocolate, perfume, produtos de limpeza, muita claridade e queijo. Fora o lado emocional que é beem dificil controlar. Espero que vc neste momento se encontre bem sem nenhuma crise. Um grande beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga de enxaqueca,isso é horrivel a a minha 2 vez que tenho tive a 3 anos atras e agora ja estou a 10 dias fiquei ate internada por causa dela depois de tomo de novo o neuro falou de novo enxaqueca e me passou sumax ate 4 vezes ao dia,sandomigram 12 e 12 e melocam antiflamatorio ,que isso estou dopada so durmo mais graças a deus esta passando eu tomava uma formula e outro remedio mais estou me dando bem com esses acho que sao mais fortes mais a minha crise tb ,como muito chocolate todos os dias acho que pode ser isso e tenho passado um pouco de nervoso mas acretido que isso vai ter fim e eu possa voltar a trabalhar rezo por isso e torço a todas vcs um beijo e adorei seu blog

    ResponderExcluir
  3. É terrível. Nessas últimas semanas eu tive crises seguidas, mesmo tendo uma alimentação mais regrada e cortando quase por completo os doces. Só quem tem entende, na verdade. E o pior é que mesmo com o tratamento ela vem com frequência. O post é mais pra compartilhar minha experiência mesmo, mas o ideal sempre será ir ao neuro - mesmo que você tenha que ficar trocando de médico e medicamento com frequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que me deixa chateada. Gastamos rios de dinheiro com remédios caros pra tratar a enxaqueca, fazemos dieta e ainda assim a crise vem! Chateada com isso. To aqui em crise! Pensei que eu q estava fazendo alguma coisa errada. Mas tô vendo que é normal isso. Poxa vida! Que Deus tenha misericórdia de nós.

      Excluir
  4. Michele, tinha crise constantes de enxaqueca e cheguei a ter em diferentes episódios as 3 auras... Fiz um tratamento durante 5 meses o que diminui consideravelmente a frequência das crises. Atualmente quando "sinto" que a crise vai começar tomo Naramig, remédio que o neurologista me indicou. Não fico sem esse remédio na bolsa nem um dia, é excelente, quando tomo bem no início da crise ela nem chega a continuar, quando tomo após a crise começar ela demora um pouco mais pra passar, mas sempre passa...

    ResponderExcluir
  5. Eu tive minha primeira crise com 12 anos, e ela veio misturada de enjoo, todas as auras e dor. Foi a pior sensação que eu já tive. Fui ao médico, ele disse mesmo que era a maldita enxaqueca, mas pediu pra eu fazer uma tomografia pra garantir.
    Hoje em dia, depende do quanto eu durmo, também de barulhos muito altos, já me dá um negócio inexplicável na cabeça. É complicado :/

    ResponderExcluir
  6. Valkiria Eufrasio
    Olá gostaria de tirar uma dúvida tenho enxaqueca a um certo tempo e a minha vem com vômitos e muita dor de um lado só gostaria de saber se tem algum remédio que não deixa dar os enjoôs e vômitos, pois fico um 'trapo" dois dias de cama é terrível a atrapalha e muito a minha vida, se alguém puder me ajudar com esta dúvida eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, quando eu tive minha crise eu tomava o vonau para enjoo, melhorou muito.

      Excluir
  7. Meu neuro me receitou Amitryl como prevenção, mas fiquei dopada e decidi interromper o tratamento. Tenho crises que duram semanas, mais de um mês, às vezes. É realmente terrível.
    Atualmente só tomo o Naramig (durante a crise), cujo efeito dura 24h. É o que me mantém apta a ir trabalhar diariamente. Hoje tive que vir pra casa mais cedo, pois tive uma crise de vômitos por tentar tomar cafiaspirinas, achando que o efeito seria mais rápido... Em mim, o Naramig demora de 3 a 5 horas para fazer efeito, mas estou em crise desde o dia 3 de julho, tomando este medicamento todos os dias ao fim das 24 horas, quando a dor retorna. Esta noite não tomei, e me dei muito mal...
    O bom do Naramig é que não agride o estômago, não dá náuseas nem sonolência. Para mim, é um medicamento excelente. Custa R$ 7,54 na Drog. Pacheco. Só vem 4 comprimidos, mas vale a pena.
    Consulte seu médico e pergunte se você pode usar este medicamento na crise. Importante: Se não fizer efeito, vc pode tomar mais 1 comprimido somente após 4 horas, não excedendo 2,5 mg ao dia.

    Bj e bom tratamento a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu também não me adaptei a nenhum tratamento preventivo, no meu caso Amitryl piorou minha insônia,ao contrario de todos que sentem sono, topiramato me deixou muito mal, sertralina aumentou muito minha pressão ,nada funciona, infelizmente.
      Também tomo Naramig nas crises, mas você não estaria tendo crises por excesso de remédio? Naramig não é para ser tomado todo dia, você falou com seu médico sobre isso? Se você só tentou Amitryl, tente outras opções ou outro médico.
      Eu estou pensando em tentar sandomigran por conta mesmo pois já fui a vários médicos e eles insistem em topiramato,mas eu não me sinto bem com ele.
      Eu sei como é sofrer com isso tenho crises com aura desde criança, fui para no hospital varias vezes.
      Boa sorte e melhoras!!!!

      Excluir
  8. Olá, Michele! Adorei sua matéria, bem objetiva... eu sofria de enxaqueca até início do ano passado, nem preciso contar os detalhes, né? Percebi que você conhece bem os males dessa danada. Sempre fui magrinha e como você nunca saia dos 49, pois vivia passando mal com enjoos e quase sempre vomitava. Então nem tinha um apetite legal. Graças a um clínico geral na minha cidade, que me prescreveu o Sandomigran, hoje sou livre dessa dor. Iniciei o tratamento pra nunca mais deixar. Me sinto outra mulher, mais disposta e com aprox. 57kg. Me animei a frequentar a academia, o que contribuiu muito, pois trabalho sentada. Como de tudo e tenho prazer em comer, diferente de antes... De qualquer forma para os imprevistos de uma pontadinha daquelas que já conhecemos, carrego o Naramig, nossa, milagroso para as horas de crise! Prevenir nunca é demais. Grande abraço e parabéns pelo blog! Alessandra Patrícia - Juiz de Fora - MG

    ResponderExcluir
  9. Tbm sofro desse mal meninas, estou quase 3 meses com a bendita dor, estou fazendo tratamento com depakote e amytril, mas as crises insistem em aparecer. O cefalium, cefaliv e o naramig só funcionam pra mim bem no comecinho das crises... Só quem tem sabe como é terrivel, melhoras pra nós !

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post!
    Tenho 24 anos e uma vida regrada: não abuso de álcool, não fumo, não como frituras, caminho diariamente, sou ativa e durmo bem. Mas, recentemente, tive um troço e achei que padecia de um AVC ou similar. Era só enxaqueca, com aura. Tenho formigamento e dormência em um lado só do corpo/rosto/garganta e vejo pontos luminosos. O pensamento embaralha, por vezes. Tenho tomado CEFALIV para segurar as crises, que são espaçadas. Como não sou adepta de me entupir de remédios, só tomo quando o negócio vem insuportável e evito tomar demais. Não faço nenhum tratamento preventivo, estou na pendência de levar uma ressonância à neuro (ela me passou Cefalium, mas eu não achei para comprar...). Tô tendo uma boa resposta com o Cefaliv, mesmo ele não tendo medicação para enjoo e vômito. O enjoo pra mim, é a pior parte, eu não chego a vomitar, mas é bem chato! Não notei nada específico que desperte a crise em mim, como sorvete ás vezes, chocolate, banana... e não noto nada disso como desencadeador. Mas hoje eu dormi bem pouco e veio... Lembrando, se você tem enxaqueca com aura, não é recomendado utilizar anticoncepcional combinado. Conversem com seus ginecologistas! No meu caso, todo esse ebó começou depois de 15 dias de tomada do famoso Yasmin...

    ResponderExcluir
  11. Olá, nossa to aqui no terceiro dia consecutivo de crise de enxaqueca dessas q tenho todos os sintomas que vc citou, ate o de falar nada com nada, eis que resolvi pesquisar o google e acho essa ´página, vou confessar TO ME SENTINDO EM CASA AQUI rsrwsr lendo tudo isso, achei q eu tinha problemas serios de cabeça, e nao conhecia ninguem q tivesse crises dessas como eu tenho.. Achei um remedio que cura em instantes minha crise dessas FORTES delirantes,. é o tal do SUMAX, porém como nada é perfeito nessa vida, ele me faz sentir um mal absurdo, muita tonteira, vomito dor nas costas etc... mais alguma de vcs tbm tem esses efeitos colaterais com sumax? bjs meninas e TAMMO JUNTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Thais, infelizmente SUMAX é o único que faz efeito nas minhas crises de enxaquecas... mas os sintomas são péssimos, eu sinto tremor e calar frios mas a dor vai embora.

      Excluir
  12. Gente, existe um remédio mágico para enxaquecas: Maxalt. Mas é muito difícil de encontrar para vender. Fantástico, o único que funciona de fato comigo. Qdo não acho para comprar acabo comprando o sumax de 100, mas não é a mesma coisa, ele demora muito a fazer efeito. O Maxalt atua em 10 minutos...

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal ,estou tendo este problema a uns três meses , já troquei de remédio algumas vezes, quando penso que vou melhorar volta tudo de novo, sinto dor de cabeça quase todo dia, tem dias em que ela fica insuportável , sinto formigamento no rosto, enjoo, vomito as vezes, mau estar, tontura , insônia a noite e muito sono de dia. O medico passou um remédio para noite , um para dor e outro para os enjoos, fiz tomografia ( que não deu nada), ele passou também acupuntura, iniciei um tratamento a menos de dois meses , mas tenho passado mau frequentemente e nem sempre os remédios resolvem , acabo indo ao medico que me aplica injeção, faltei varias vezes no trabalho e não to mais com animo para ir trabalhar, mas preciso $ , tem dias em que me esforço e suporto os sintomas e a dor e quando acaba o dia de trabalho fico aliviada de não ter ido embora ou ido ao medico.
    Fica difícil fazer a dieta e cumprir com tudo que o medico me mandou cuidar, trabalho dia e noite, durmo pouco, saio de manha chego de madrugada, não tenho tomado refrigerante ,nem como mais chocolate, mas a muita coisa que abuso, não tenho tempo para cozinhar, acabo comendo o tem para hoje rsrs.
    Para que trabalhar tanto ?! acabei de casar, comprei um carro, meti os pés pelas mãos, me endividei demais e agora não da para sair do emprego, a coisa no trabalho está complicada! já tirei férias no começo do ano.
    Estou tomando para dor sumaxpro , para enjoo meclin ,o remédio da noite não lembro o nome e não estou com ele no momento. quem tiver alguma dica me dá um toque para esse mau chamado enxaqueca rs

    ResponderExcluir
  14. ADOREI! Super me identifico, sofro absurdamente deste mal. Tem horas que a vontade é de bater com a cabeça na parede de tanta dor. No meu caso o Cefalium resolveu um pouco. Fiz um tratamento com o Amato (medicamento para epilepsia) quase morri! Amortecia mãos, e rosto, tive que interromper imediatamente, ainda não consegui descobrir a causa. Mas é uma batalha sem fim.. Adorei o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Oiii Mih, meu nome é Gislaine adorei o seu blog.
    Há exatamente uns 15 dias estou com essa dor insuportável chego a ficar com o rosto boca língua dormentes, uma dor pulsátil do lado esquerdo com vômito, fui parar no hospital tomei dipirona com decadron e estou tomando Naramig graças a Deus amanheci bem melhor a dor passou mas ainda fica um pouco dormente a cabeça pesada. Agora vou fazer acompanhamento com o neuro fazer uns exames. Bjs meninas melhoras pra nós. Mais uma vez parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mih...Adorei o seu blog. Eu como todas as meninas aqui também sofro dessa.. nem sei como me referir a essa "coisa" que nos afeta e atrapalha nossa vida. A primeira crise que tive foi aos 25 anos, logo após o parto do meu terceiro filho e de lá para cá.. meu Deus.. quantas vezes desejei morrer..quantas vezes fui parar no hospital para tomar injeção na veia. Tinha 2 a 3 crises ao mês e cada crise durava de 3 a 8 dias. Procurei médicos que pudessem me ajudar, mas foi tudo em vão.. ao ponto de me fazer acreditar que esse era o meu destino. Hoje aos 52 anos.. realmente era o meu destino.. conviver com isso que não tem cura com tratamento clínico. Nesse caso só Deus pode curar. Qualquer tempinho vago, fico na internet procurando novidades sobre tratamento da maldita enxaqueca.. passei observar todos os dias se posso comer isso ou aquilo hoje.. sempre tem um aviso...se vai doer ou não.. aquela sensação de alívio na cabeça ou a cabeça muito leve... pode esperar.. que lá vem a visita indesejada... ou se entupir um dos lados da narina.. sempre procuro meios de me livrar dela, mas é difícil.. No momento estou lendo o livro do Dr. Alexandre Feldman,( achei na internet e comprei o livro) tem me ajudado bastante.. descobri que tenho 3 tipos de enxaqueca e procuro seguir as orientações contidas no livro...só estou tendo uma crise ao mês.. todos esses remédios citados acima já tomei e mais alguns.. hoje tomo Sumax nas crises .. mas os efeitos dele me deixa acabada... Tomo diariamente água com gengibre, água com pau de canela, chá folha de erva cidreira e assim vou tentando reduzir o numero de crises. Fico triste quando vejo pessoas jovens como vocês passar por isso, por que sei direitinho como é e como a gente sofre e também perde momentos preciosos de nossa vida. Um grande beijo pra vcs!!

    ResponderExcluir
  17. queria mais detalhes do sandomigran, ja tomei de tudo de antidepressivo e os unicos que me dao menos efeito colateral sao os triciclicos mas mesmo assim sinto boca seca, engordo e taquicardia e melhora a parte depressiva e nao a dor.os outros ja tomei de tudo e so pioro das dores e ainda me da dor no corpo, pescoco e corpo e nao saio da cama. nao melhoro nada com sumax e etc e so alivia com corticoide

    ResponderExcluir
  18. Michele, obrigado pelo post, vc usa o sandomigran até hj, todo dia, pode usar prolongado?

    ResponderExcluir
  19. Oi Mih, como seu post tem mais de 3 anos. Gostaria muito de saber como você esta e se encontrou algum remédio que te ajudou a se livrar dessas dores definitivamente.
    Sofro de enxaqueca a 9 anos e nesse período já fiz de tudo. Alguns anos com o buco-maxilo-facial, e diversos Neuros, já tomei flunarin por uns 6 meses ( para evitar as crises). Não resolveu. Para dores já usei Ormigren ( não produzem mais),Cefaliv, Cefalium, sumax, sumax pro e nenhum deles me ajudou, o único que acaba com a minha dor é o naramig, mais como tenho crises diariamente não dá para toma-lo todos os dias e acabo usando dorflex e dipirona, em um dia chego a tomar uns 4 comprimidos. A 6 meses estou tomando o Limbitrol que deveria prevenir a dor também, mais não esta adiantando.
    Atualmente estou em uma saga, com neuro, psicologo e otorrino (sim até otorrino eu fui procurar), mais não estou tendo sucesso com nada. Fiz uma polissonografia e estou aguardando o resultado e torcendo muito para aparecer uma causa para a dor. Também cortei diversos alimentos e estou tentando ter atividades físicas regularmente. Mais nada esta me ajudando.
    Hoje é 09/02/2016 e estou a 40 dias seguidos com dor, dias mais fracos e dias muito fortes, mais elas não me deixam.
    Só queria mesmo saber como você esta, se mudou medicação, hábitos, alimentação e etc, quem sabe assim pode me ajudar. OBS: Meu nome é Luana, não consegui publicar com meu dados.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite amigas,sofro do mesmo mal desde que me conheço por gente...é terrível ssó quem tem sabe o que é isso...tomo a naratriptana na hora das crises,mas preciso fazer o preventivo pois as crises estão bem frequentes...vou completar 45 anos e a enxaqueca sempre atrapalhou minha vida,ás vezes ela parece vir do nada e entra arrasando nossas vidas por horas ou uns dias...vou acompanhar o blog.Bjos

    ResponderExcluir
  21. Bom dia a todas !
    Tambem sofro desse mal , e estou no aguardo de um comentário que diga "me livrei de vez das dores enxaquecas " Más por enquanto ,temos nesse blog otimas dicas pra diminuir as crises e a intensidade das dores . Parabens Mih !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eh o sonho de todo "enxaquecoso", se livrar desse grande mal. Boa sorte para todos nos.

      Excluir
  22. Gente, eu nunca tinha sentido uma dorvde cabeça como a de hoje... No PS descobri que é a tal enxaqueca. A médica me passou o tsl Sumax Pro. Parece que o remédio provocou mais dor. Multiplicou por 20! É assim mesmo? 10 minutos depois de tomar o comprimido, começou o inferno! Doeu a garganta, o pescoço, a nuca e até PS ombros! Dormi e agora acordei sem a dor de cabeça, mas os ombros, pescoço e até os músculos das coxas doem. Me ajudem, é assim mesmo? Muito obrigada! Tenho 36 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Tenho 23 anos e tenho enxaqueca desde os 18 +-
      Faço tratamento com Neurologista há 5 meses, tomo Pamelor 25mg diariamente e no caso de crises violentas tomo o Sumax Pro..
      O primeiro dia que tomei achei que ia morrer, estava no trabalho, pinguei de suor, coração acelerado e garganta apertando... Minha dor realmente some com ele, e apenas com ele, mas os efeitos colaterais são dificeis... Geralmente fica de 02 a 03 horas sentindo.. Agora tomo a metade, se em 1 hora ainda tiver dor eu tomo a outra metade, se tiver aliviado fico só naquela banda mesmo.. Os efeitos colaterais são os mesmos porem com intensidade menor. Funciona pra mim.. abraços

      Excluir
  23. Nossa e idetifiuei muito, não tenho enxaqueca com aura, mas isso não diminui a dor infelizmente, passo muito mal e todas as crises me dão muito vomito e se tomo remedio de estomago vazio asso mai mal ainda, então sempre eh a coitada da minha mãe prepara alguma sopinha só p eu comer poder tomar algo. Ja fui em 2 neurologistas uma qdo era adolescente e me passou amiptriplina que pra mim me deixava dopada, e o outro me mandou tomar analgésicos msmo, comecei a tomar enxak q no cmeço funcionava e esse cefallium não funciona m
    smo, só me deixou com mãos tremulas.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, também já sofri muito, mas melhorei uns 90% cortando o gluten. Experimentem. Também passei a cuidar mais da ATM (dor no maxilar) usando placa feita por dentista. Claro que basta comer chocolate ou tomar café com o estomago vazio que vem a "bendita". Mas tirar o gluten realmente melhorou MUITO!

    ResponderExcluir
  25. Como muitas também me identifiquei! Tenho 24 anos e minhas primeiras crises foram aos 7 :/ quando criança passei em todos os tipos de médicos buscando uma "causa" e tratamentos. Com 18 anos meu neurologista junto cm minha psiquitra me recitaram Topiramato, vendido como Amato (mais baratinho) é a minha salvaçao! No inicio ele realmente dá dormência no rosto e nas mãos, principalmente quando está começando ou aumenta a dose, também o uso contínuo dá perda de peso. Mas para mim os contras sao muito pequenoa. Tentwi ficar meses sem tomar acreditamdo estar "viciada" no remedio, pois ele é de uso diario e realmente minhas crises diminuiram muito, uma época achei q poderia ser efeito placebo. Mas no meu corpo nao é. Se fico sem tomar as dores sao insuportáveis. Obrigada Topiramato!! Hahahah ainda tenho crises, mas mto leves e espaçadas. Recomendo a vcs gurias, foi o q me salvou :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tem 11 anos e essa está sendo a primeira crise de enxaqueca com aura, ela teve perda de visão, e paralisia corporal e facial seguida de muita dor tanto nos músculos e na cabeça. A neuro passou topiramato pra tomar diariamente e maxalt 10 mg pra dor insuportável. Doença horrível que incapacita de verdade. Ainda bem que encontrei esse blog pois to há vários dias lendo tudo que encontro, e as vezes as informações não batem. Os gatilhos dela são mozarela, presunto de peru, chocolate e coca cola. Bjs a todas

      Excluir
  26. Nossa tb to me sentindo em ksa aqui rs...felizmente a minha é sem aura nao tenho enjôos, nem vomito, nem dormencia...o neuro disse que a minha é enxaqueca classica doi somente de um lado pulsando (pode ser do esquedo ou direito, mas sempre só um lado) ja fui em varios neuros que sempre passam antidepressivos Amitripitilia foi o que os últimos 3 neuros passaram...mas queria que eles me ajudassem achar a causa da dor nao encher de remedio, mas percebi que isso é dificil, cada um desencadeia a dor po algum motivo ( alimentacao, sono...etc) ontem fui em um novo neuro que me disse q enxaqueca NAO TEM TRATAMENTO eu sabia q nao tinha cura maa nao sabia que nao tinha tratamento, ele disse q esses remedioa propanolol, Amitripitilina nao resolve...simplesmente passou sumax 50 pra dor, que ainda nao tomei, disse que quem tem enxaqueca tem q ter rotina comer sempre no mesmo horario dormir e acordar todos os dias no mesmo horario, regrar alimentação e a atividade física É MANDATORIA. Sai de la bem triste e chorei pela franquesa dele, e em saber q nao tem tratamento. Mas talvez ele esteja certo cada um desencadeia c alguma coisa disse pra eu ficar longe de analgesicos ( ibuprofeno, enxak, dipirona) que tomo muito. Enfim, vou passar a levar uma vida fitness e regrada e diminuir os remédios.Ele disse q quanto mais analgesicos torna ela ainda mais crônica.Boa sorte pra todos r cuidado com os analgesicos!!!

    ResponderExcluir
  27. Gente, realmente: MAXALT. Há uns 2 anos atrás era bem difícil encontrar nas farmácias, mas agora já é super comum. Maravilhoso, tira a dor com a mão, em 10 minutos você não sente mais nada.

    ResponderExcluir
  28. Tenho essa bendita doença!
    Sofro demais principalmente no periodo mestrual
    Queria tirar uma duvida.
    Ouvi falar que quem tem enxaqueca não pode tomar anticoncepcional será que tem algum perigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. não sei se tem perigo quem tem enxaqueca tomar anticoncepcional, mas sei sim que muitas enxaquecas estão relacionadas à hormônios, o que explica aquelas famosas dores na época da TPM. Tomei Yasmin durante 10 anos, e durante todo esse tempo sofri de enxaquecas horríveis. Daquelas que pra melhorar só indo pro hospital tomar remedinhos na veia. Passei por vários neurologistas, cheguei a fazer um tratamento com antidepressivos (nunca fui deprimida) e um remédio que se chama Topiramato (muito usado também para pessoas que tem convulsões). Além de tacar remédio dentro do meu corpo, não adiantou em nada. Marquei uma consulta com um outro neuro pois queria parar de tomar esses remédios (como são medicamentos fortíssimos, não pode parar de um dia pro outro), e foi aí que aconteceu a melhor que coisa que podia ter acontecido. Ele sugeriu que eu ficasse pelo menos uns 4, 5 ciclos sem anticoncepcional. Parei o tratamento e também o yasmin. Virei outra pessoa, até meu mau humor da TPM amenizou. As enxaquecas vez ou outra ainda aparecem, mas a freqüência diminui em 80%, e quando vem não são tão fortes como eram antes. NO MEU CASO, eu acho sim que o anticoncepcional era um fator desencadeante das minhas dores. Fiquei mais disposta, menos inchada, e minha libido voltou ao normal (sim, anticoncepcional costuma nos deixar sem vontade até pra isso). Eu recomendo demais fazer o teste de ficar alguns meses sem. Toda vez que conheço uma mulher que tem enxaquecas eu comento isso. É claro que pode não funcionar pra vc, mas não custa nada tentar. Em Novembro vai fazer 1 ano que não tomo, e não pretendo voltar a tomar. O engraçado é que nenhum médico jamais nem perguntou se eu tomava anticoncepcional ou mencionou a relação. Pesquisando na internet dá pra encontrar vários relatos similares ao meu. Te encorajo muito a tentar. Quem sabe isso não ajuda? Ninguém merece viver com dor.

      Excluir
  29. Olá meu nome é Andreia tenho 41 anos e já sofro desse mal há uns 05 anos, estou desde sexta com essa dor insuportável, totalizando 06 dias, já fui a todos médicos possiveis, segunda não consegui nem trabalhar por tanta dor... estou usando propranolol de 10 mg 2x ao dia, amitryl a noite e summax de 50 nas crises. Mais nada disso está me adiantando, amanhã irei bater uma nova tumografia para ver se descubro alguma coisa..é muito ruim vc querer fazer as coisas e não poder, eu fico dentro do meu quarto trancada pra evitar barulhos e pior q vc acaba deixando de viver, já perdi namorados por conta dessa enxaqueca, acabo deixando meus filhos, mãe, amigos de lado por conta dessa enfermidade.
    Oro todos os dias para que tenha uma cura ou sei lá que venha um remédio milagroso pra nós.
    Boa recuperação pra todos!

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Adorei o seu post, pois descobri recententemente que tenho enxaqueca =(
    O médico me receitou o Cefaliv, agora vou tomar me sentindo mais segura.
    =)

    Vamos continuar orando, pois Deus é poderoso para nos libertar!
    Bom final de semana!


    Jéssica

    ResponderExcluir
  31. Oi gente, eu tb sofro desse mal terrível. Atualmente faço tratamento com o neuro. Ele me diagnosticou dois tipos de cefaléias: eu tenho enxaqueca e a cefaléia tensional. Estou em tratamento com o pizotifeno combinado com a fluoxetina, no mesmo comprimido. É manipulado. Melhorei muuuuito mesmo, mas não totalmente. Mas tenho só 40 dias que estou tomando a medicação. Fiquei 22 dias sem ter crise. Pra quem tinha dor todos os dias isso já é uma glória! Tomo o naramig, tb receitado pelo neuro nas crises e resolve bem. Vou voltar no neuro com 60 dias e relatar os dias de crise etc pra ele. Não sei se ele vai ajustar a dose, mas acredito que vai manter a medicação pois minhas crises estão bem mais esparsas. Não tomo mais café com cafeína e percebo que chocolate tb me desencadeia a crise. Tomo muitos sucos detox , eu acredito que elesme ajudam tb. Faço natação há 6 anos e não pretendo parar. Espero ter ajudado vcs com a minha experiência, pois só quem sofre disso sabe o quanto nossa vida perde em qualidade. Grande abraço pra vcs.

    ResponderExcluir
  32. Robson,
    Então PESSOAL, venho aqui para compartilhar e unir a vcs com esse assunto importantíssimo, haja vista que também sofro dessa tal enxaqueca ou cefaleia que tanto me tira o animo, tenho 4.1 de idade e desde criança tenho esse sintoma , agora com menos intensidade, mas quando vem a... me tira todo animo, mas assim como tudo na vida aprendi a lidar um pouco com isso, não me estresso muito, procuro ficar na minha quieto, menos conversa, ate passar, mas não vou desistir de me livrar desse tormento desagradável , já fiz várias tomo..eletro.. e nada de ruim graças ao nosso bom DEUS, então me resta prevenir, já que nunca fiz isso, somente quando vem a dor que tomo medicamento, já tomei vários analgésicos ufa.. quase todos desses mais populares, e tbm cefalium cefalive, mas adorei a matéria acima do SANDOMIGRAN..isso né..rs.. haja vista que ele previni... certo??? vou começar como tratamento alternativo, e com muito pensamento positivo e DEUS acima de tudo ainda pretendo me livrar desse tormento... Aprenda a lidar com esse sofrimento mas nunca aceite o sofrimento.... Lutar sempre... todo método dentro dos limites normais é valido.. valeww obrigado as pessoas acima pelo depoimento.. gostaria de receber e-mails sobre depoimentos de vcs.. robsonrbr@bol.com.br .

    ResponderExcluir
  33. Olá pessoal eu também infelizmente sofro com essa tal enxaqueca, a minha é bem recente tenho 20 anos porém tenho faz uns 8 meses, minhas experiências não são nada legais pois a minha chega ao ponto de internação, ficando somente a base de Tramal, já passei em vários médicos em menos de 30 dias 2 internações e diversas ressonâncias, já tomei calmante, antidepressivos e até antiepiletico, mas funcionou apenas por 2 meses, tive ja uma crise que chegou a me dar febre por mais estranho que seja. Por fim a minha última crise foi recente e uma das piores o médico me receitou SumaxPro e tive reação ao remédio e quase infartei, ainda não encontrei o remédio certo prático exercício físico e cortei o chocolate, mas ainda continuo com as dores, mas uma hora Deus vai me tirar essa dor horrível e tudo vai melhorar.

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.