03/10/12

Deixa eu falar: Blog dá trabalho Sim!

Desde que os blogs se popularizaram como fonte de renda, o que não nos cansamos de ver são os surgimentos dos ex-diários virtuais. O segmento que mais cresce é o de moda (quem não quer viajar para a Europa e conferir, na primeira fila, lançamentos de Chanel, Dolce, Lanvin e Prada, não é?) mas também existem inúmeros outros que vêm crescendo dia após dia (blogs literários, de humor, beleza, saúde...). Não que isso seja ruim, muito pelo contrário! Ao mesmo tempo em que surgem blogs dignos de aparecerem no blog da Titia, surgem  outros com conteúdos tão, mas tão bons, que a "experiência" ou tempo existente da página é só um motivo a mais para cairmos de amores. E pra um blog ser bom, dá trabalho. Como dá trabalho!


Em um evento do qual participei de uma mesa-redonda de blogueiros (o Social Media São Paulo) ouvi uma blogueira dizer que 'blogar não dá trabalho'. O meu amigo Katy Perry prontamente discordou. Desde esse dia venho prestando a atenção e vi algumas (muitas) pessoas dizerem que blogar não dá trabalho. Eu tive que me pronunciar também. Ter blog dá trabalho SIM! Desde a montagem do texto, a correção ortográfica (que  ás vezes passam despercebidas, já que muitas vezes lemos e escrevemos 'no piloto automático'), a montagem da estrutura do post, as imagens - que envolve o processo de escolha até o de edição, pra tudo ficar lindo - e o estudo do assunto que você vai abordar, porque pra ter blog sobre um determinado assunto, você tem que no mínimo, dominá-lo. Esse é um dos motivos pelos quais o MOBIC não é um blog segmentado. Falo de tudo que gosto e do meu ponto de vista - ou dos colaboradores que o fazem comigo. Semanalmente eu compro revistas de diferentes editoras, mas todos do suplemento feminino. Leio, marco os conteúdos que mais gostei e a partir daí penso em pautas para o blog. Assim é o processo de alguns dos textos (principalmente os de moda) do My Other Bag Is Chanel.


Todo blog que tem um conteúdo bacana concorda com isso: a trabalheira que dá. E o trabalho não é só o post. Escolher (no meu caso, fazer) um layout legal, postar todos os conteúdos nas redes sociais, atrair um público, bolar sorteios, promoções, conseguir parcerias... Ufa! É tudo tão corrido e trabalhoso que, muitas vezes, após publicar um post eu me sinto exausta. De verdade. Isso acontece até mesmo com os OMG's e Wannabes, que são feitos, basicamente, de fotos.


Claro que a paixão que envolve isso tudo faz valer a pena. Mas quem foi que disse que por amar algo, ele deixa de ser trabalhoso? Com blogs são assim. Quer fazer um blog? Se prepara pra trampeira! Tem um blog e faz um post em dois minutos? Acho melhor rever algumas coisinhas. Um bom conteúdo e um bom trabalho, antes de tudo, requer dedicação e, muitas vezes, dedicação é associada a trabalho. Ter blog dá trabalho? DEMAIS. Vale a pena? Mais ainda.

2 comentários:


  1. Bom,queria falar que me recomendaram esse blog é bom demais,ja li esse post varias vezes e outros,vou recomenda tb,é sempre bom ver recomendações,ouvir falar que tem um site bom ai de rastreamento um tal de http://rastreamento.org alguem ja ouviu falar?sabe me falar se é bom?

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, quem disse que blogar não dá trabalho é porque tem quem faça por ele/ela ou então faz tudo de qualquer jeito, sem se preocupar com aparência, timing e, principalmente, CONTEÚDO. E quem trabalha no próprio design, como eu (que não tenho conhecimento qualquer em programação e vai aprendendo aos poucos com os livros e tutos da net...) PENA!

    Mas vou sem grandes pretensões sobre o meu blog. É meu momento de diversão, o que eu tenho para dizer é isso. Mas que dá trabalho, dá.

    http://blogdasandracosta.blogspot.com

    ResponderExcluir

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.