30/10/11

"Poucos saem às ruas", diz Felipe Solari

Hoje em dia só se fala no SWU e seu cunho engajado em prol da sustentabilidade. O assunto ocupa desde pautas em jornais até conversas despretensiosas, mas, você sabe mesmo o que é sustentabilidade? Convidamos o repórter do programa ‘Legendários’, Felipe Solari, para falar um pouquinho sobre esse assunto do qual tanto se fala.



Seria correto afirmar que ‘ser sustentável’ está na moda?
Sim, claro... Está na moda, e todo modismo me assusta um pouco... Afinal, até Justin Bieber é modismo, portanto nunca confie nos modismos. Mas, o modismo pela Sustentabilidade pode salvar o Mundo... O Justin Bieber não. Sendo modismo ou não, que seja um modismo duradouro, e que esse tema passe a estar sempre nas discussões, reuniões, aulas e papos de bar.

Você acha que as pessoas realmente agem por essa causa, ou falam mais nas redes sociais para parecerem legais?
Muitos falam desde seu sofá e seu computador... Poucos saem as ruas, ou participam realmente. Posso dizer que sempre que fui como voluntariado ou manifestante de passeatas politicas, vi poucas pessoas participando... Mas pelo Twitter estavam todos engajados. Claro, muito mais fácil fazer isso sentado no sofá de casa certo? ERRADO! Temos que fazer, temos que estar presentes fisicamente. Tem que plantar arvore, e não apenas elogiar o plantio delas.

Existem ações simples que podemos encaixar na nossa rotina que ajudam a proteger o meio ambiente como um todo. Quais?
Comece praticando o bom dia, o obrigado. Depois pratique o bem, a ajuda, a atenção. Não adianta você apagar a luz de casa se você não tem uma relação real com a "Sustentabilidade". Não posso desligar a energia quando saio de casa, e no primeiro motoqueiro que me der trabalho no transito eu xingar e jogar o carro em cima... Está tudo interligado. O cara não vai para o trabalho de bicicleta porque sabe que pode ser atropelado por um bêbado que avance o sinal vermelho. Mas quando esse motorista bêbado, se transformar em um motorista educado e consciente, aquele outro cara vai sair de bicicleta, e eles vão se dar bom dia.

Acredita que o estudo para o uso de energias renováveis e a preservação do ambiente em si, têm o destaque e o investimento necessário aqui no Brasil?
Acredito que sim... Temos empresas enormes por aí. Mas claro que também existe um Monopólio. Sobre recursos renováveis, sou fã da cana de açúcar... Quanto mais corta, mais cresce, e é a cara do Brasil.

Você já conheceu lugares incríveis nas gravações do seu quadro no programa Legendários. Algum te marcou em especial?
Patagônia. A ponta do mundo, muitos animais que pareciam distantes, uma parede de gelo de 40 metros de altura, e muitos pensamentos sobre de onde viemos e para onde estamos indo.


Felipe Solari em gravação do programa 'Legendários' na Patagônia

Um comentário:

MY OTHER BAG IS CHANEL © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.